Brasília Amapá |
Manaus

Biden anuncia novas punições aos banqueiros russos, mas nada suficiente para intimidar Putin

Compartilhe
Biden anuncia novas punições aos banqueiros russos, mas nada suficiente para intimidar Putin

Brasil – Após semanas de alerta sobre sanções “severas” se a Rússia invadir a Ucrânia, o presidente Joe Biden se dirigiu à nação e ao mundo da Casa Branca na quinta-feira (24/2) no que está se desenrolando como um momento decisivo em sua presidência, enquanto o presidente Vladimir Putin pressiona um ataque em larga escala.

Biden anunciou sanções intensificadas para corresponder à escalada de agressão russa, mas não a punição econômica completa que a Ucrânia e outros pediram e nenhuma ainda ao próprio Putin, embora tenha dito que essa opção “não era um blefe. Está na mesa”.

“Putin é o agressor. Putin escolheu esta guerra. E agora ele e seu país vão arcar com as consequências”, disse Biden. “Hoje, estou autorizando fortes sanções adicionais e novas limitações sobre o que pode ser exportado para a Rússia. Isso vai impor custos severos à economia russa, tanto imediatamente quanto ao longo do tempo.”

Biden anunciou novas sanções a quatro grandes bancos russos, incluindo VTB e SberBank, outras elites russas e membros da família, e a aplicação da restrição da dívida soberana da Rússia a empresas estatais, que são empresas cujos ativos excedem US$ 1,4 trilhão.

No entanto, Biden parou não apenas de sancionar o próprio Putin, mas também de cortar a Rússia do sistema bancário internacional SWIFT.

Pressionado pelos repórteres por que não sancionar Putin diretamente agora, Biden desviou.

“Senhor, as sanções claramente não foram suficientes para deter Vladimir Putin a este ponto”, disse a correspondente chefe da Casa Branca da ABC News, Cecilia Vega. “O que vai detê-lo? Como e quando isso vai acabar? E você o vê tentando ir além da Ucrânia?”

“Ninguém esperava que as sanções impedissem que algo acontecesse”, respondeu Biden. “Tem que – vai levar tempo, e temos que mostrar determinação. Então, ele sabe o que está por vir. E assim o povo da Rússia sabe o que ele trouxe para eles.”

 

 

Com informações via ABC News


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7