Brasília Amapá |
Manaus

“Acabou os ‘Lalau’ e traficantes”: presidente de El Salvador prende 63 mil de uma vez e popularidade sobe 90%; veja vídeo

Compartilhe
"Acabou os 'Lalau' e traficantes": presidente de El Salvador prende 63 mil de uma vez e popularidade sobe 90%; veja vídeo

Mundo – “Perguntavam: onde vão colocar tantos presos? Bem, agora já sabem”, ironizou Nayib Bukele, o jovem presidente de El Salvador, ao comemorar a inauguração da megaprisão chamada, nada sutilmente, de Centro de Confinamento do Terrorismo.

Veja vídeo:

 

A chegada dos primeiros presos – andando agachados, cabeça raspada, só de cuecas samba canção – foi filmada como uma superprodução, com tomadas de vários ângulos, inclusive aéreos. A penitenciária com celas para cem presos cada, mas beliches sem colchão para apenas oitenta, culmina a campanha desfechada há quase um ano contra as quadrilhas que dominavam, na prática, o país, com nomes conhecidos – e temidos – em El Salvador e nos Estados Unidos: Mara Salvatrucha e Barrio 18.

Tatuados em peitos, costas e braços, os nomes forneciam toda a prova que os agentes de segurança precisavam para as prisões em massa. Nayib Bukele está usando a aprovação popular para o cambate à guerra aos bandidos.

Ao mandar prender um total de 63 mil pessoas, equivalente a 1% da pequena população do país, conseguiu não apenas 90% de aprovação como o que parecia impossível: o desmantelamento das quadrilhas que, como nas periferias e morros de São Paulo e Rio de Janeiro, mantinham a população num régime de terror. Atestou o jornal El Faro, que valentemente faz reportagens críticas ao presidente: “El Salvador parece ter destruído o controle territorial e a liderança centralizada das notórias gangues M-13 e Barrio 18”. “As quadrilhas não existem mais tal como El Salvador as conheceu durante décadas”, escreveu o jornal depois de mandar repórteres a catorze bairros onde a bandidagem reinava.

Comunidades divididas por gangues rivais começaram a se aproximar e a usar espaços como campos de futebol, antes territórios proibidos. Bukele, que já foi de esquerda, nada de braçada na popularidade, ligeiramente afetada pela crise nas criptomoedas, que ele tentou implantar no país sem muito sucesso.

Tuitando imagens da chegada dos presos, ele exaltou: “Esta será sua nova casa, onde viverão durante décadas, misturados, sem prejudicar mais a população”. “Dizem que sou valente porque estamos enfrentando os terroristas, o narcotráfico, os organismos internacionais, grandes potências mundiais e a oligarquia local”, escreveu, com característica modéstia.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7