Brasília Amapá |
Manaus

Wilson Lima dá início ao reassentamento de mais 200 famílias da Comunidade da Sharp e Manaus 2000

Compartilhe
Wilson Lima dá início ao reassentamento de mais 200 famílias da Comunidade da Sharp e Manaus 2000

Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, dá início nesta terça-feira (28/03) ao reassentamento de mais 200 famílias da Comunidade da Sharp e Manaus 2000 que vivem na área de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e foram afetadas pelas fortes chuvas do último sábado (25/03).

Inicialmente, 142 famílias que já estavam com processos de reassentamento adiantados receberão soluções de moradia como indenizações e auxílio, em valores que somam mais de R$ 8 milhões. O pagamento será realizado amanhã no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus.

As demais 58 famílias, que por se encontrarem nas áreas mais críticas impactadas pelas chuvas, receberão Bolsa Moradia Transitória no valor de R$ 550 até que o processo de reassentamento delas seja feito de forma definitiva. Os atendimentos a essas famílias para iniciar o pagamento da bolsa continuam durante esta semana.

Pagamentos

Com as 142 indenizações desta terça, chega a 410 o número de famílias das duas áreas do Prosamin+ com o processo de reassentamento concluído pelo Governo do Amazonas.

Os pagamentos variam entre indenização, bônus moradia, auxílio moradia, bolsa moradia transitória, unidade habitacional ou fundo de comércio. Os processos tramitam na Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

Prosamin+

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o novo Prosamin+ vai urbanizar uma área de 340 mil m², ao longo do Igarapé do Quarenta, num trecho entre a avenida Manaus 2000, no Japiim, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, de onde serão reassentadas, no total, 2.383 famílias, cadastradas desde 2020, quando iniciaram os trabalhos na área.

Além de promover o saneamento básico e a urbanização onde atua, o programa contribui com a retirada das pessoas das áreas de risco, evitando que, em época de chuva, fiquem vulneráveis.

Fortes chuvas

No último domingo, Wilson Lima, acompanhando o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, percorreu a comunidade da Sharp e outras áreas fortemente atingidas pelo temporal que provocou alagamentos em Manaus.

Os ministros assumiram o compromisso de, por meio do Governo Federal, dar apoio para levar ajuda humanitária e contribuir para o reassentamento das famílias.

Nesta segunda-feira, o governador se reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília (DF), para fortalecer a parceria com a instituição e acelerar as etapas do Prosamin+. Wilson Lima foi recebido por Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, e Gustavo Mendez, especialista em Água e Saneamento.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7