Brasília Amapá |
Manaus

Visa Manaus recebe equipe de hospital alemão para discutir sistema de qualidade

Compartilhe
isa Manaus recebe equipe de hospital alemão para discutir sistema de qualidade

Manaus – A Prefeitura de Manaus, via Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberá, nesta terça-feira, 31/1, uma equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de Brasília (DF), para apresentar os avanços mais recentes na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A reunião acontecerá na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.

A programação contemplará apresentações e rodadas de discussão entre os consultores do hospital e os gestores da Visa Manaus, nos períodos da manhã e à tarde. As equipes de Manaus e de Brasília prosseguirão na troca de conhecimentos e informações até a próxima quarta-feira, 1º/2.

Este será o segundo encontro presencial com a equipe do HAOC desde o início da implantação do SGQ na Visa Manaus, no ano passado. Em outubro, os consultores estiveram na capital amazonense pela primeira vez, para conhecer as ações que a vigilância municipal tem desenvolvido para adequar seus processos de trabalho aos padrões de qualidade do sistema.

“Desta vez, o trabalho dos representantes do HAOC estará concentrado na averiguação das medidas implementadas desde o último encontro em outubro, e como essas ações resultaram em avanços no SGQ”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Uma temática em destaque será a reorganização do Processo Administrativo Sanitário (PAS) da Visa Manaus, o qual consiste em uma série ordenada de atos e formalidades para a apuração de infrações sanitárias, de modo a analisar e decidir sobre a absolvição ou a aplicação de penalidades ao autuado. Aperfeiçoar os procedimentos do PAS, de modo a atender com maior agilidade e eficácia à população, é uma das contribuições que o SGQ busca trazer para o trabalho da Visa Manaus.

Conjunto de práticas

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas de gestão voltado a reformular totalmente os processos de trabalho do órgão ou empresa onde é implantado, com o objetivo de torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e atentos às necessidades do seu público-alvo, no caso da Visa Manaus, a população da capital amazonense.

A consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para auxiliar Manaus e as outras nove capitais brasileiras que aderiram ao projeto de implantação do SGQ nos seus órgãos de vigilância sanitária, e tem duração de um ano, indo de setembro do ano passado até setembro de 2023.

As atividades acontecem por meio de reuniões e seminários virtuais e encontros presenciais periódicos, e buscam viabilizar uma nova etapa na qualidade do atendimento e dos resultados do trabalho de vigilância sanitária na cidade.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7