Brasília Amapá |
Manaus

Vigilância Sanitária municipal autua oito hotéis no Centro, em ação conjunta com a CIF

Compartilhe

Amazonas – A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participou, nesta quinta-feira (10/03), de uma ação de fiscalização em hotéis do Centro da cidade, em conjunto com a Central Integrada de Fiscalização (CIF). A iniciativa resultou na autuação de oito dos nove estabelecimentos visitados pela equipe, por problemas relacionados a conservação, higiene e ausência de licenciamento sanitário.

A operação começou às 6h, e avançou pelo restante da manhã. Os fiscais percorreram endereços nas ruas Simão Bolívar, Lobo D’Almada, Cel. Sérgio Pessoa, Joaquim Nabuco e Lima Bacuri, todas na região central de Manaus. Os fiscais da Vigilância municipal verificaram fatores como a higiene e a conservação dos edifícios, a segurança das instalações elétricas, a disponibilidade de álcool-gel para prevenção da Covid-19, e a atualidade da documentação relativa ao licenciamento.

Problemas eventuais nesses tópicos acabaram ensejando a autuação de oito estabelecimentos. De salas com parte da fiação elétrica exposta a licenças sanitárias já vencidas, os fiscais constataram várias irregularidades durante as inspeções, orientando os responsáveis pelos hotéis para que eles adequem seus estabelecimentos, evitando o risco de responder a Processo Administrativo Sanitário e sofrer sanções como multas ou mesmo a interdição.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explicou que a autuação é uma medida razoável nesse contexto, permitindo às empresas apresentar defesa sobre as irregularidades encontradas, bem como oferecendo um prazo para a correção desses problemas. “A partir da autuação, o estabelecimento tem três dias para encaminhar a defesa, a qual será analisada pelos fiscais e, a depender da gravidade dos problemas, ou da dificuldade da gestão em saná-los, vai provocar a abertura de Processo Administrativo, ou a definição de um prazo para reinspeção”, afirma. “Como esse tipo de fiscalização só foi retomado recentemente, após o relaxamento gradual da pandemia, estamos oferecendo às empresas um tempo um pouco maior para a adequação”, completa.

Wanderley também saudou a participação da Visa Manaus na operação da CIF, por buscar garantir a saúde e a segurança da população manauara nesses estabelecimentos. “Os hotéis da região central recebem um fluxo grande de pessoas em praticamente todos os dias da semana, e é muito importante a presença do poder público nesses locais, seja para investigar possíveis situações de ameaça à integridade física dos clientes, como foi o caso das forças de segurança presentes, seja por zelar para que a higiene, a estrutura física e os recursos para a prevenção da Covid nesses hotéis assegurem a plena proteção à saúde dos cidadãos, o que foi a nossa contribuição”, afirmou.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações da assessoria*. 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7