Brasília Amapá |
Manaus

“Vida e Saúde do Idoso Ativo”: Arraial do Governo do Amazonas reúne mais de mil idosos

Compartilhe

Manaus – A tarde desta quinta-feira (20) foi de festa para os grupos do projeto “Vida e Saúde do Idoso Ativo”, coordenados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que reuniu participantes de toda Manaus no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, zona oeste da capital. Mais de mil idosos participaram da festa.

Há 20 anos em grupos que estimulam o envelhecimento saudável, a aposentada Orlandina Sussuarana, de 76 anos, conta que é uma frequentadora assídua do espaço no bairro Aparecida.

“É uma coisa genial para a gente, para nossa idade, né? Não deixo de participar, eu gosto muito, é uma coisa que eu acho muito bom estar participando desse grupo. Esses arraiais são muito importantes, é uma coisa de muita serventia, da brincadeira, participar das festas. Isso é muito importante”, opina a aposentada.

Para a participante do grupo Caic da Betânia, Pedrina Sales, de 65 anos, se diverte nas festas e acha que é importante ter essa interação entre os grupos.

“[A festa] está sendo ótima, todo ano tem que fazer mais pra gente se movimentar. Tá sendo uma maravilha, eu estou adorando, vim com meu grupo e estamos nos divertindo”, endossou Pedrina.

Vida e Saúde na Roça

O “Arraiá Vida e Saúde na Roça” foi coordenado pela Sejusc, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e demais membros da rede de proteção dos idosos.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, que foi a noiva da quadrilha, disse que os momentos de lazer também são importantes para a integração dos grupos e promoção do bem estar.

“Nós oferecemos atendimento psicológico, atendimento social, e também estamos aqui para ofertar o lazer, nada mais justo do que compartilhar e nos conhecer ainda mais. A gente vê, cada dia mais, que é possível envelhecer com saúde e que o Vida e Saúde do Idoso Ativo é fundamental para todos nós”, afirma a secretária.

Os grupos apresentaram danças típicas, como ciranda, cangaço e quadrilha, além de números musicais baseados em movimentos utilizados nos grupos de idosos pelos profissionais de Educação Física, e que auxiliam no cotidiano.

Nas apresentações, os grupos foram de Chiclete com Banana a Cher, além de uma interpretação de dança do ventre que animou o público.

Os grupos de idosos atendem envelhecentes a partir dos 45 anos, com atividades que beneficiam o corpo e a mente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7