Brasília Amapá |
Manaus

Protesto feminino em frente ao TCE-AM pede ‘FORA Ari Moutinho’; veja vídeo

Compartilhe
Protesto em frente ao TCE-AM pede afastamento do conselheiro Ari Moutinho; veja vídeo

Manaus – Uma manifestação marcante ocorreu na tarde desta quarta-feira (10) em Manaus, em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), onde dezenas de mulheres se reuniram para protestar contra a violência de gênero e expressar apoio à conselheira Yara Lins, que recentemente foi eleita presidente do TCE-AM. O foco do protesto foi pedir o afastamento do conselheiro Ari Moutinho Júnior, após uma denúncia grave de agressão verbal.

As manifestantes se reuniram por volta das 14h, carregando cartazes e faixas com mensagens enfáticas. Um dos cartazes trazia a seguinte frase: “Mexeu com uma, mexeu com todas: Fora Ari Moutinho”, refletindo o sentimento de solidariedade e repúdio à violência de gênero. Não podemos mais aceitar a normalização da violência de gênero. O que aconteceu com a conselheira Yara Lins é inaceitável. Estamos aqui para dizer que basta e exigir justiça!”, disse manifestante.

“O TCE-AM precisa ser um lugar seguro para todas as mulheres que trabalham lá. Não podemos permitir que agressores fiquem impunes. Estamos aqui para proteger nossos direitos”, salientou.

“É incrível ver tantas mulheres juntas lutando por justiça. Não podemos mais aceitar sermos desrespeitadas e agredidas. Queremos um mundo onde todas possamos viver sem medo”, disse outra jovem.

O caso que gerou esse protesto teve início na última sexta-feira (6), quando Yara Lins formalizou uma denúncia contra Ari Moutinho Júnior na Delegacia Geral da Polícia Civil. A conselheira relatou que, antes da votação que a elegeu presidente do TCE-AM, foi alvo de palavras de baixo calão e ameaças proferidas pelo colega.

Em uma coletiva de imprensa, Yara Lins descreveu o episódio: “Está aqui uma mulher. Uma mulher que foi covardemente agredida no Tribunal de Contas, dentro do plenário, antes da eleição para me desestabilizar […]. Eu fui cumprimentar o conselheiro Ari [Ari Moutinho]. Eu disse: ‘bom dia’, e ele respondeu: ‘bom dia, nada, safada, puta [sic], vadia [sic]'”, afirmou a conselheira.

A denúncia de Yara Lins rapidamente ganhou destaque e chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo dia em que foi apresentada. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) utilizou suas redes sociais para informar que levou o assunto ao ministro Alexandre de Moraes, tornando a questão de interesse nacional.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7