Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura retoma campanha de sensibilização contra o trabalho infantil nas ruas da capital

Compartilhe

Manaus – Retomando os trabalhos desenvolvidos pela “Campanha Municipal de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, lançada em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 1º/6, uma ação de sensibilização alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a ser celebrado no dia 12/6.

Servidores da secretaria, conselheiros tutelares e representantes de entidades e órgãos parceiros da campanha distribuíram material informativo a motoristas e pedestres, na avenida Constantino Nery, com concentração na parte externa da arena poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona Centro-Sul.

“Provando que a garantia de direitos e qualidade de vida das crianças e adolescentes da nossa cidade são prioridades na gestão do prefeito David Almeida, hoje, nós retomamos os trabalhos mais intensos dentro temática de combate ao trabalho infantojuvenil, após um mês inteiro nos dedicando a uma outra temática também muito grave, que é a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes”, explicou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

O secretário destacou a importância da retomada da atividade de conscientização da população para o assunto. “O dia de hoje representa um momento em que retornamos a esse cruzamento, um dos pontos iniciais desta campanha e também um dos pontos da cidade de Manaus onde mais são identificadas crianças em situação de trabalho infantil, justamente para chamar mais uma vez, e com ainda mais força, a atenção da sociedade manauara para esse tema tão importante durante o mês de mobilização mundial para o enfrentamento dessa prática”, disse.

Desenvolvida com o objetivo de sensibilizar a população quanto a importância de não oferecer quantias em dinheiro para crianças e adolescentes presentes nos semáforos da capital, assim evitando o apoio e promoção a situações que apresentem risco social a esses jovens, a “Campanha Municipal de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus” já identificou, abordou e encaminhou, entre os meses de fevereiro e maio, mais de 56 famílias com menores de idade em situação de trabalho infantojuvenil a serviços da Assistência Social e de outras políticas públicas desenvolvidas pelo poder público manauara, buscando sanar as necessidades desse público e evitar seu retorno às ruas.

“O trabalho que temos feito com essas crianças e suas famílias consiste em inseri-las nos serviços ofertados dentro dos nossos equipamentos, como o programa Bolsa Família e outros benefícios sociais, ofertando, ainda, a partir de nossos parceiros, coisas como um encaminhamento apropriado para o mercado de trabalho para os mais velhos e uma série de outras políticas que façam com que essas famílias possam se sentir acolhidas ao mesmo tempo em que mantêm resguardados os direitos de suas crianças”, destacou a gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Semasc, Geszimar da Silva.

Coordenador-geral dos Conselhos Tutelares da cidade de Manaus, o conselheiro Manoel Júnior, ao fim do evento, ressaltou a importância da retomada de atividades mais concentradas e alusivas à campanha. “O trabalho não pode parar, principalmente quando falamos do combate à exploração de crianças e adolescentes. Em nome de todos os conselheiros tutelares, agradeço à Prefeitura de Manaus, à Semasc e a todos os parceiros envolvidos nessa luta, pois é estando todos juntos que conseguiremos garantir a qualidade de vida e a proteção social de nossos pequenos”, concluiu.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7