Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura realiza caminhada alusiva ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil

Compartilhe

Manaus – Em celebração ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio logístico do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 12/6, uma caminhada alusiva à data, reunindo mais de 700 pessoas, entre servidores e alunos de instituições e escolas parceiras, para sensibilizar a população manauara quanto ao tema.

A ação, que também faz parte do cronograma de atividades da “Campanha de Enfrentamento à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, foi realizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, partindo do campo do bairro da Fé e percorrendo a travessa Getúlio Vargas, em direção à praça Antônio Aleixo.

“Estamos, hoje, celebrando o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, um momento de intenso combate a esse mal que teima em existir na nossa cidade e que, desde fevereiro deste ano, vem sendo enfrentado com ainda mais força pela Prefeitura de Manaus. Hoje, em uma de nossas principais atividades, estamos no bairro Colônia Antônio Aleixo, uma área reconhecida por seu alto índice de crianças em situação de trabalho infantil e famílias em estado de vulnerabilidade social, com o objetivo de fazer um apelo aos comunitários para que também se juntem a essa luta e que denunciem os adultos responsáveis pela exploração de nossos pequenos”, destacou o secretário Eduardo Lucas, da Semasc.

A gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na Semasc, Geszimar da Silva, destacou, ainda, a importância da ação para a divulgação de políticas e serviços já desenvolvidos pela gestão municipal e ofertados à população ao longo de todo o ano.

“Todos os dias, trabalhamos com abordagens sociais nas ruas, para que seja possível a identificação e o acolhimento dessas crianças e de suas famílias. Uma vez identificadas, encaminhamos essas famílias para o atendimento em nossos equipamentos socioassistenciais, neste caso, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), onde damos início a todo um processo de desenvolvimento e fortalecimento da proteção social dessas pessoas, buscando a garantia de seus direitos”, detalhou.

Quem também participou da ação foi a dona de casa Leide Lane Sales, moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo e mãe do pequeno Caio Henrique, aluno do Centro Municipal da Educação Infantil (Cmei) Tancredo Neves. Para a dona de casa, ações como a caminhada e outros momentos de sensibilização são de extrema importância para o crescimento saudável e seguro de seu filho e de seus “coleguinhas”. “A gente acaba vendo muitas crianças trabalhando quando deveriam estar estudando, então é muito importante que a prefeitura faça esse tipo de alerta”, afirmou.

 

Canais de Denúncia

Os principais canais de denúncia disponíveis para a população no combate à violação de direitos de crianças, adolescentes e outros indivíduos em estado de vulnerabilidade social são os números do disque-denúncia da Semasc: 0800 092 1407 e 0800 092 6644.

O Disque 100 (ou Disque Direitos Humanos), serviço nacional de disseminação de informações e denúncias de violações de direitos de populações vulneráveis, também é um dos canais disponíveis.

 

Sobre a campanha

Com mais de 20 secretarias, entidades e órgãos parceiros, a “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil nas Ruas de Manaus” é a maior já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus no combate ao trabalho infantil e uma das mais importantes campanhas socioassistenciais já desenvolvidas pelo poder público municipal.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7