Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura investe em tecnologia e sustentabilidade para eficiência do transporte público da capital

Compartilhe

Manaus – Tecnologia, conforto e sustentabilidade foram priorizados pela gestão do prefeito David Almeida nesses 1.000 dias de trabalho na área da mobilidade urbana de Manaus. Foram mais de 250 ônibus novos, entre convencionais e elétricos, investimento em terminais de integração de ônibus, paradas e abrigos, tudo para garantir mais eficiência do transporte público da cidade.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem demonstrado um compromisso renovado com a melhoria da infraestrutura de transporte público da cidade.

Entre as ações em andamento desde o início da atual gestão, em 2021, no transporte público, destacam-se as reformas de 106 abrigos de ônibus, a criação de 529 novos pontos de parada e manutenções pontuais em 80 abrigos existentes.

Para a industriária Jackeline Teles, a reforma nos abrigos de ônibus tem protegido bastante os passageiros. “Ainda bem que a prefeitura fez essa reforma nos pontos de ônibus, porque o sol está muito quente. E esse local reformado está ajudando a gente a esperar os ônibus com mais tranquilidade e não ficar muito exposto nesse calor, que já está demais”, disse a usuária.

Além disso, a prefeitura revitalizou 54 terminais de integração de ônibus, garantindo que os passageiros tenham uma experiência mais agradável e segura ao transitar pela cidade.

Destaque para o Terminal de Integração 2 do bairro Cachoeirinha, o T2, entregue em abril deste ano, totalmente revitalizado, para atender mais de 25 mil usuários do transporte coletivo. Dentre inúmeras melhorias, ganhando nova identidade visual e pintura completa, conta ainda com monitores que mostram o horário dos ônibus em tempo real, em conexão com o aplicativo “Cadê meu ônibus”.

Compromisso
“A gestão municipal reconhece profundamente a relevância do transporte público na estrutura da mobilidade urbana. Desde o início do nosso trabalho, firmamos o compromisso com a melhoria contínua desse modal. Temos trabalhado sempre em busca de inovações e soluções sustentáveis, com o objetivo de atender às crescentes demandas da população e contribuir para uma Manaus mais integrada e acessível para todos”, disse o prefeito David Almeida.

Dentro dos 1.000 dias, o principal investimento no transporte coletivo foi a aquisição de 253 novos ônibus, refletindo o compromisso contínuo com a modernização e a eficiência do transporte público. Esses veículos, equipados com tecnologia de ponta, câmeras de segurança, 60% menos poluentes, se juntam à frota existente, que, agora, conta com mais de 1.141 ônibus. Esse sistema de segurança já auxiliou na redução de 34% no número de assaltos, somente nos seis primeiros meses de 2023.

“Estamos comprometidos em transformar o transporte público em Manaus. Cada reforma, cada novo ponto de ônibus, é um passo em direção a um sistema mais eficiente e confortável para todos. Dentro dos 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, vários investimentos no transporte público vêm sendo realizados por essa gestão e beneficiando milhares de usuários”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Todo esse investimento feito pela atual gestão desempenha um papel importante na mobilidade urbana, garantindo que os usuários tenham acesso a um transporte seguro, confortável, significativo e confiável. Além disso, com a expansão da frota, houve uma melhora na frequência e na cobertura das rotas, beneficiando tanto as zonas urbanas quanto rurais da cidade.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7