Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura inicia operação “Mercado Seguro” e abre espaço para denúncias sanitárias

Compartilhe
Prefeitura inicia operação “Mercado Seguro” e abre espaço para denúncias sanitárias de supermercados

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), deu início, neste sábado (12/02), à operação “Mercado Seguro”, para educar e orientar o público e os funcionários dos grandes supermercados de Manaus a respeito de boas práticas sanitárias.

Pela manhã e à tarde, a equipe da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) visitou cinco estabelecimentos, nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade, para conversar com os consumidores e com as equipes técnicas responsáveis por esses locais. As fiscais da Vigilância distribuíram cartilhas informativas sobre as condutas sanitárias mais recomendadas no dia-a-dia (como, por exemplo, a forma correta de se armazenar e manipular alimentos e produtos perecíveis), e também fizeram orientações sobre problemas encontrados no momento das visitas, como excesso de produtos em um mesmo refrigerador, ausência de álcool-gel à disposição do público, ou filas com situações de desrespeito ao distanciamento social.

“É importante enfatizarmos o caráter de ‘visita’ dessa ação, em oposição ao de ‘inspeção sanitária’, que consiste em apurar irregularidades e responsabilizar os infratores”, explica o diretor da Visa Manaus, Dr. Ewerton Wanderley. “A ‘Mercado Seguro’ destaca um outro aspecto, igualmente fundamental, do nosso trabalho para garantir a segurança sanitária da população: a educação, como forma de prevenir problemas futuros. É muito importante que nossos cidadãos conheçam as boas práticas sanitárias, e saibam identificar possíveis irregularidades em situações cotidianas, como uma ida ao supermercado”, afirma.

A advogada aposentada Cristina Navarro, de 63 anos, apoiou o esforço. “Gostei bastante da ideia de uma ação voltada ao público, pra informar, que vá além da fiscalização que a gente já conhece. Nós, como consumidores, ficamos mais atentos, e os funcionários, que às vezes não recebem a formação adequada e acabam cometendo erros sem perceber, também fazem melhor o seu trabalho. É ótimo pra todos”, acredita. A funcionária pública Sâmia Barros, 45, por sua vez, pediu que a iniciativa se torne uma constante. “Espero ver um prosseguimento desse trabalho, que é necessário pra todos. Cada pessoa traz hábitos que nem sempre são adequados, do ponto de vista sanitário, e a educação constante é uma forma de melhorar nossas condutas”, reflete.

Embora a “Mercado Seguro” tenha como focos a educação e a prevenção, o trabalho fiscalizador não ficou de lado: em um estabelecimento da zona Centro-Sul, foram identificados cerca de 22kg de linguiça de frango, e outros 7kg de carne moída, em condições irregulares de acondicionamento, os quais foram removidos do açougue e inutilizados com água sanitária no próprio estabelecimento.

A operação “Mercado Seguro” continua neste domingo (13/02), com novas visitas a supermercados nas diferentes zonas da cidade. Mais jornadas de educação sanitária estão programadas para os próximos fins de semana na capital amazonense, marcando o esforço da Prefeitura de Manaus em qualificar o público também nos dias de maior movimentação do comércio.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

 

 

Com informações da Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7