Brasília Amapá |
Manaus

Manaus 353: Uma cidade a frente do seu tempo

Compartilhe

Manaus – Nesta segunda-feira (24), se comemora o aniversário de 353 anos da cidade de Manaus e a capital amazonense mostra reflexo de um cidade construída para ser o futuro do Brasil.

A região que hoje compreende a Amazônia e Manaus já esteve sob o jugo espanhol e o trabalho de Tordesilhas, permanecendo inexplorada até o século XVI, e depois virou alvo dos europeus como holandeses, franceses, ingleses, irlandeses e, principalmente, de portugueses. Em 04 de setembro de 1856 passou a se chamar Manaus tornando-se independente do Estado do Grão-Pará.

O nome lembra a tribo indígena dos Manáos, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é “mãe dos deuses”.

1870 e o surto da economia

Durante o final do século XIX e começo do século XX, Manaus viveu o apogeu do período da borracha, o Brasil além de ser um grande exportador de café, também era de látex. Na primeira década do século XX se formou o que os historiadores chamam de “ciclo da borracha“. O capital obtido com a venda dos produtos serviram para a modernização da cidade, em um período conhecido como Belle Époque amazônica.

Com o período áureo, Manaus ficou conhecida como a “Páris dos trópicos”, muito influenciada na sua construção arquitetônica pelos europeus que constantemente viviam na cidade. Um dos maiores monumentos dessa época, se não o maior até hoje, foi a criação do Teatro Amazonas.

A inauguração de uma das casas de ópera mais bonitas do Brasil foi em 1896, no perído em que Manaus era a capital da Amazônia, e se tornou o maior símbolo cultural da cidade, e uma das expressões arquitetônicas responsáveis pela fama da capital.

Com a rápida expansão, foi visto que a cidade tinha potêncial econômico grande, os ingleses construíram o Porto de Manaus, que acompanhava periódicamente a cheia dos rios.  Manaus também recebeu os bondinhos e foi a segunda a segunda cidade do Brasil a ter energia elétrica.

Declinio e novo sustento

Em 1913, Manaus deixou de ser um grande exportador de látex, pois a Malásia tinha importado sementes de seringa e tinha começado a cultivar. Assim, Manaus teve seu declínio, apesar de ter um novo surto da borracha, por conta primeira guerra mundial, nunca alcançara o patamar no período áureo.

Com a decadência econômica da cidade, o governo federal brasileiro interveio, levando a criação já na segunda metade do século XX, da Zona Franca de Manaus. O objeito era atrair as indústrias multinacionais de bens manufaturados para a cidade, onde contribuiria para o desenvolvimento econômico do município.

Além disso, fomentou o aumento da população local. Na atualidade, Manaus é a maior cidade em população do Amazonas e o principal centro urbano do Norte do Brasil. A ZFM abriga indústrias dos três setores da economia (agropecuário, industrial e comércio), com aproximadamente 500 empresas que geram mais de 500 mil empregos diretos e indiretos.

Manaus hoje

A capital vive um novo momento em meio a grande reformas e eventos esportivos. Recebeu em 2014 jogos da Copa do Mundo e em 2016, o torneio de futebol das Olimpíadas do Rio. Em 2014, foi eleita a melhor capital para se assistir os jogos da copa, assim, levando novamente o nome da cidade para o exterior.

A vida noturna dos manauaras é agitada, tendo points como o complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste e também as pessoas podem revivr os grandes momentos bohemios no centro de Manaus, no Largo de São Sebastião e visitando também o próprio Teatro Amazonas.

Após a grande pandemia de Covid-19, Manaus tenta se reerguer nos pilares da sua gente forte, não se deixando abater diante das adversidades, Manaus foi criada para ser o futuro e o futuro quem constrói somos nós.

Feliz aniversário Manaus, 353 anos de história!


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7