Brasília Amapá |
Manaus

Granizo, ventania e fumaceira: população em Manaus sofre com mudanças climáticas; veja vídeos

Compartilhe
Granizo, ventania e fumaceira: população em Manaus sofre com mudanças climáticas; veja vídeos

Manaus – Nesta quarta-feira (20) a capital amazonense foi palco de eventos climáticos incomuns. Enquanto a fumaça tóxica proveniente dos incêndios florestais tem sido uma constante preocupação, o clima resolveu surpreender os moradores com uma série de eventos fenômenos extraordinários para a região.Chuva de granizo e ventania, chegaram a resultar em transtornos para a cidade como o estouro dos vidraças no Shopping Cidade Leste, localizado na avenida Grande Circular.

Vídeos capturados por cidadãos e compartilhados nas redes sociais mostram uma ventania intensa atingindo a cidade. O ápice desse fenômeno foi registrado no Shopping Cidade Leste, onde os ventos fortes resultaram na quebra de vidros, assustando clientes e funcionários.

As imagens viralizaram na internet, mostrando o momento em que as rajadas de vento provocaram estrondos e o estilhaçamento dos vidros, levando a uma evacuação de emergência. Felizmente, não foram relatados feridos, mas a cena deixou muitos se perguntando sobre a intensidade dessa ventania e o que mais a natureza reservava para a cidade de Manaus.

Granizo

Outra anomalia climática que surpreendeu os moradores foi a queda de granizo. Em uma região tropical como Manaus, o granizo é extremamente raro. No entanto, nas áreas rurais da cidade, próximas aos bairros Tarumã, pequenas pedras de gelo caíram do céu, cobrindo o chão de branco e criando um espetáculo visual digno de admiração.

Especialistas climáticos apontam que a ocorrência de granizo em Manaus é uma raridade devido às altas temperaturas e à umidade da região, que normalmente impedem a formação dessas pedras de gelo. Esse evento inusitado deixou muitos se questionando sobre as mudanças climáticas e os possíveis impactos que podem estar influenciando os padrões climáticos na Amazônia.

Fumaça Tóxica

Além desses eventos climáticos excepcionais, a fumaça proveniente dos incêndios florestais que assolam a região continuou a ser uma preocupação constante para os moradores de Manaus. A qualidade do ar permaneceu prejudicada, afetando a saúde da população e intensificando as discussões sobre as ações necessárias para combater o desmatamento e os incêndios na Amazônia.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7