Brasília Amapá |
Manaus

Entregadores de App em Manaus se manifestam contra PLP de Lula: “Não queremos regulamentação e mais impostos”; veja vídeo

Compartilhe
Entregadores de App em Manaus se manifestam Contra PLP de Lula: "Não queremos regulamentação e mais impostos"; veja vídeo

Brasil – Na manhã desta segunda-feira (11/3), a cidade de Manaus foi palco de uma manifestação dos entregadores de aplicativo, juntamente com outras cidades do Brasil, em um protesto contra a PLP (Projeto de Lei Complementar) 12/2024 proposta por Lula (PT). O projeto visa regulamentar o trabalho dos motoristas de aplicativo e já enfrenta resistência dos moto-entregadores, que temem um aumento da carga tributária sobre a categoria.

A principal preocupação dos manifestantes é o fato de que a PLP 12/2024, que se aplica apenas aos motoristas de aplicativos que utilizam carros, também afete futuramente os veículos de duas rodas. Os entregadores argumentam que a proposta do governo cria uma nova categoria, denominada “trabalhador autônomo por plataforma”.

A categoria dos moto-entregadores também já se antecipa contra a “facada” que o Governo Federal, sobre a gestão do PT,  busca dar para aumentar a qualquer custo a arrecadação de impostos no Brasil. O principal ponto de preocupação é o aumento da carga tributária e taxas sobre os ganhos dos entregadores, sem os devidos direitos que os acompanhe.

“A regulamentação praticamente já decidiram tudo. E a gente não quer a regulamentação da forma como ela está sendo imposta. E lembrando que a PLP que foi lançada para à Câmara dos Deputados, ela é uma PLP pra carro, porém o Lula já falou que vai obrigar as plataformas de entregadores a aceitar. E eu não vou esperar o aplicativo definir o que eu vou ganhar eu não vou esperar pessoas que não me representa decidirem por mim, eu não vou esperar o governo decidir. É o povo quem tá debaixo de sol, de chuva, sou eu, não são eles, entendeu? Ele simplesmente tá cobrando que a gente pague, no caso dos carros, tá 7%, para o governo e na proposta do Delivery também é essa, que só modifica o ganho o aplicativo vai pagar 20%. Só aí o governo já ganha 27% de cada entregador. Imagina a arrecadação bilionária, se não trilionária que o governo vai ter em cima da nossa categoria, que durante a pandemia, fomos nós que demos a vida. Nós seremos autônomos com direito? O único direito que eu tô vendo é vou ter que pagar mais imposto. A Câmara tá fazendo uma enquete lá se a gente concorda ou não.  Já nasce ai!  Onde você vê qualquer tipo de Governador, Prefeito, tentado apoiar isso, fazendo qualquer perguntar, você diga que não concorda com a regulamentação. Nós só queremos ser deixados em paz”, diz desabafa o trabalhador.

Os entregadores de aplicativo também estão dizendo que não aceitam ser representados por Alexandre Matias, vulgo Matias dos Apps, que diz ser representante de sindicato. Além disso, os entregadores presentes nesta manifestação em Manaus disseram não reconhecer qualquer sindicato.

Nas redes sociais, como o Facebook, outras convocações contra o PLP 12/2024 estão viralizando ao redor do país. Duas manifestações nacionais também estão prevista para o  próximo dia 26 de março e 2 de abril. Confira:

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7