Brasília Amapá |
Manaus

Conferência de urnas garante transparência nas eleições de Conselheiros Tutelares

Compartilhe

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), participaram da conferência de urnas destinadas à votação para as eleições dos Conselheiros Tutelares, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O pleito está marcado para o próximo dia 1º de outubro e tem grande relevância para a proteção dos direitos da criança e do adolescente em nossa cidade.

O objetivo da ação é garantir a transparência e confiabilidade no processo eleitoral. Em um momento em que a credibilidade das urnas e da contagem de votos é questionada em diferentes esferas da sociedade, iniciativas como essa são fundamentais para assegurar a integridade do processo e a confiança da população.

“Queremos assegurar a todos os eleitores e candidatos que o processo será feito com a máxima seriedade. A conferência das urnas é apenas uma das etapas de garantia de um processo limpo”, afirmou Graça Prola, subsecretária da Semasc e presidente do CMDCA.

Ao todo serão empregadas 458 urnas eletrônicas e mais 49 estarão à disposição caso haja necessidade de substituição. Na zona rural ribeirinha e rodoviária serão empregadas urnas de lona, com votação em papel.

Durante a conferência foram testados os mecanismos de votação e contagem, além de ser apresentado o protocolo que será adotado no dia da eleição para garantir que todo o processo ocorra sem intercorrências. A ação também contou com a presença dos candidatos.

O chefe da Sessão de Voto Informatizado do TRE-AM, Herbert Van Ferreira, destacou a importância do processo de preparação. “Estamos empenhados em garantir que as eleições para o Conselho Tutelar ocorram de forma transparente e democrática. A conferência de urnas é um passo crucial nesse caminho, e estamos trabalhando em estreita colaboração com o CMDCA para que tudo ocorra conforme o planejado.”

O papel do Conselho Tutelar é indispensável para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Seus membros têm a função de zelar para que esses direitos sejam respeitados e protegidos, atuando em casos de negligência, violência, exploração, entre outros. Por isso, a eleição de conselheiros comprometidos e qualificados é de extrema importância.

Todos os cidadãos estão convidados a participar da eleição e escolher os representantes que melhor atendam aos interesses da nossa juventude. A eleição para conselheiros tutelares acontece no dia 1º/10, de 8h às 17h. Os locais para votação podem ser conferidos na edição 5.672 do Diário Oficial do Município (DOM), publicada no dia 19/9. Já a relação dos candidatos está na edição 5.659, publicada no dia 28/8. Ambas as publicações estão disponíveis no endereço dom.manaus.am.gov.br.

com informações da prefeitura de Manaus


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7