Brasília Amapá |
Manaus

Amazonas Energia causa transtornos no interior do estado

Compartilhe

Manaus – Apagões diários, quedas constantes no fornecimento de energia, eletrodomésticos danificados. Estes são alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores da Amazonas Energia em vários municípios do Estado. A denúncia foi feita pelo deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), durante sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quarta-feira (16).

O parlamentar, que é membro das Comissões de Defesa do Consumidor da Aleam e da OAB/AM, tem recebido diversas reclamações de populares, lideranças e parlamentares do interior, como é o caso do vereador Airton Siqueira (Progressistas), de Carauari, que relatou o drama vivido pelos moradores da cidade.

“A empresa precisa instalar uma nova estação, pois a que hoje está em funcionamento, encontra-se em estado precário. Os apagões são constantes e, no último sábado, houve um blackout de 4 horas que prejudicou muito os comerciantes. Mas isso, causa também a falta d’água, a redução dos atendimentos das unidades básicas de saúde, lotéricas, escolas, além de queimar os aparelhos eletrônicos da população”, afirmou o vereador.

Em Anamã, os problemas são muito semelhantes e os mais prejudicados são os produtores do setor primário, que chegam a passar até 10 dias sem energia, com perdas enormes em seus rendimentos. Essa situação é agravada pela cobrança na “tarifa cheia” desses consumidores rurais, que não estão tendo direito a quase 40% de desconto, de acordo com resolução 800 de 19 de dezembro de 2017 da própria agência reguladora do setor. A informação foi repassada ao deputado pela advogada, Yamile Viana, moradora da cidade, que pretende judicializar a questão, já que o benefício não está sendo concedido na sua totalidade.

Na semana passada, a Justiça Federal condenou a concessionária a pagar mais de 8 milhões de reais, por prejuízos causados pelo apagão elétrico ocorrido em 31 de março de 2017, que afetou consumidores da capital e de municípios da Região Metropolitana. Álvaro Campelo foi um dos autores dessa Ação Civil Publica, ingressada pelos órgãos de defesa do consumidor, quando ainda era vereador de Manaus.

 

Fonte: Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7