Manaus 32º
quarta-feira - 19 de janeiro de 2022

Sem conseguir censurar pessoalmente o Telegram, Barroso defende que Congresso Nacional se mobilize para banir aplicativo no Brasil

Compartilhe
Sem conseguir restringir pessoalmente o Telegram, Barroso defende que Congresso Nacional se mobilize para banir aplicativo no Brasil

Brasil – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barrosovai procurar os demais ministros da Corte para discutir que providências tomar em relação ao Telegram. Conforme o CM7 Brasil  publicou, há meses, tanto Barroso quanto funcionários do Ministério Público Federal (MPF), tentam contato com os representantes do aplicativo de troca de mensagens, para tentar articular medidas de censura. Internamente, não se descarta a possibilidade de banir o funcionamento da plataforma no Brasil.

Conforme informações da Valor Econômico, Barroso tem conversado sobre o assunto com os próximos presidentes do TSE, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, para alinhar as medidas.

No dia 16 de dezembro, Barroso enviou um ofício ao diretor executivo do aplicativo de mensagens Telegram, Pavel Durov, solicitando uma reunião alegando querer discutir possíveis formas de cooperação sobre o combate à disseminação de “fake news”.

Ameaça pouco efetiva

O atual presidente do TSE defendeu que, se a plataforma mantivesse a posição de não colaborar com a Justiça Eleitoral e continuasse sem representação efetiva no BrasilCongresso Nacional deveria banir sua atuação em território nacional.

“Fizemos contato com o Telegram e aguardamos resposta, procurando evitar que eles se transformem em uma via de desinformação e de campanhas de notícias fraudulentas”, contou.

Conforme salientou o Portal CM7, o principal impasse para o TSE e a cúpula da censura do MPF, no entanto, é que eles não fazem a menor ideia de como aplicar qualquer restrição ao Telegram, que possui servidores independentes da esfera de seus parceiros do Google, com usuários e canais descentralizados. Qualquer decreto ou banimento por lei do aplicativo, seria facilmente burlável com algum tutorial de VPN

Vitória Supermercados