Saiba onde deve ser investido o empréstimo de R$580 milhões da Prefeitura de Manaus; veja vídeo
Manaus – Na última quarta-feira (06), a Prefeitura de Manaus conseguiu a aprovação de um empréstimo de R$ 580 milhões, feita pelos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Após a vitória de 22 votos a favor contra 17 votos contrários, o montante será disponibilizado em 2024, com o início do pagamento das parcelas programado para 2025.
Este financiamento é destinado ao ‘Programa de Melhoria da Infraestrutura Urbana e Tecnológica do Município de Manaus’ (Prominf/Manaus), um projeto voltado para aprimorar a qualidade de vida urbana e a infraestrutura tecnológica na capital amazonense. No entanto, as questões sobre “onde” e “quais” obras dentro deste programa da prefeitura, ainda não foram amplamente divulgadas à população.
Pensando nisso, o Portal CM7 Brasil realizou um levantamento no site da transparência do município para informa o que a população manauara pode esperar de investimentos na cidade, de acordo com o previsto no Projeto de Lei N. 643 /2023, que solicitou a verba em questão.
Além disso, o levantamento aponta também como está o andamento de obras que já foram iniciadas durante o primeiro mandato de David Almeida como Chefe do Executivo Municipal.
Confira:
No Complexo Viário Av. Brasil e Av. Coronel Teixeira, o projeto destaca a implantação de uma ciclovia.
O atual projeto, visando melhorar a mobilidade urbana, pretende realizar a interligação Av. Efigênio Sales com a Rio Preto Assaí e Av. Governador José Lindoso
Na Avenida Efigênio Sales, uma das principais avenidas de Manaus, a Prefeitura pretende realizar uma requalificação viária e implantar uma passarela para melhorar a segurança de pedestres, que já está quase concluída.
Além disso, há também o plano de implementar um complexo viário entre as ruas Barão do Rio Branco com a Avenida Governador José Lindoso.
Construção e revitalização de parques
Não há no Projeto de Lei que autoriza o empréstimo, o detalhe de todos os Parques que receberão revitalização, no entanto, é possível encontrar exemplos constam com o status em ‘andamento’ no site de transparência municipal, como é o caso do Parque Lagoa do Japiim.
O Parque Lagoa do Japiim deverá receber uma segunda etapa para beneficiar moradores da zona sul de Manaus.
Construção de paradas de ônibus
A transparência de geolocalização não especifica exatamente onde serão construídas cada uma das paradas de ônibus. No entanto, há demandas marcadas no endereço da sede da SEMINF pela “Reforma de 500 (quintetos) abrigos de parada de ônibus Padrão SMTU, – Diversos Bairros da Cidade”, divididos em lotes I, II, III e IV, onde apenas o 2º aparece como concluído. Os demais lotes aparecem como em “Andamento”.
Contenção de processos erosivos em todas as zonas da cidade
A transparência de geolocalização especifica obras com status em ‘Andamento’ em todas as zonas de Manaus, divididos em 11 LOTES. É possível que estas obras também estejam relacionadas com o programa ‘Asfalta Manaus’.
Construção do Parque Rosa Almeida
A ordem de serviço para a construção do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste foi assinada em setembro deste ano. O projeto assinado pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer, mesmo já estando em status de ‘Andamento’, também apareceu como justificativa do novo empréstimo para a Prefeitura de Manaus.
Construção da Praça da Bíblia
Não há na transparência de geolocalização nenhuma obra que descreva a situação de uma nova ‘Praça da Bíblia’ na cidade de Manaus. No entanto, acredita-se que a obra possa ser um ‘Memorial’ da Bíblia a ser construído na Praça da Saudade, ideia do vereador Raiff Matos (DC) sugerida ao prefeito David Almeida ainda em 2021.
Veja vídeo:
Outras demandas
O Projeto de Lei N. 643 /2023 cita ainda que o recurso de 580 milhões deve ser utilizado para Construção de Unidades Habitacionais Populares; Desapropriação para fins de Regularização Fundiária; Aquisição de Equipamentos para Modernização Fazendária, dentre outros; Melhoramento de ramais e vicinais e Desassoreamento de igarapés, entre outros. Desta forma, a atual gestão da Prefeitura de Manaus pretende iniciar um novo mandato com maiores investimentos.