Brasília Amapá |
Manaus

No Dia Internacional da Mulher, Alexandre de Moraes solta da prisão Simão Peixoto, prefeito de Borba

Compartilhe
No Dia Internacional da Mulher, Alexandre de Moraes solta da prisão Simão Peixoto, prefeito de Borba

Brasil – No dia internacional da Mulher, 8 de março, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes aceitou o habeas corpus apresentado pela defesa do prefeito Borba Simão Peixoto e decidiu que ele deveria ser solto e voltar ao cargo de prefeito, do qual está afastado desde sexta-feira (3).

O prefeito foi afastado do cargo e preso por ordem do desembargador Anselmo Chíxaro do TJAM (Tribunal do Amazonas) por ameaças, desacato, calúnia e violência política contra a vereadora Tatiana dos Santos.

Nesta segunda-feira (6), o ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik, rejeitou o habeas corpus e confirmou a decisão do desembargador TJAM.

O Ministro Alexandre de Moraes afirma em sua decisão que “os fatos apresentados nos processos anteriores (TJAM e STJ) são insuficientes para justificar a validade da ordem de prisão e também da suspensão de funções públicas de Simão Peixoto de Lima, prefeito de Borba/AM.

A defesa de Simão Peixoto argumentou em habeas corpus que a prisão foi decretada sem a menor comprovação dos fatos contra ele e sem “pré-condições para prisão e afastamento do cargo”. A defesa também argumentou que não havia indícios de que o prefeito tivesse cometido crime político violento ou de que teria restringido, dificultado ou obstruído a atuação política do vereador.

O ministro Alexandre de Moraes, após analisar os argumentos da defesa, considerou a prisão e a exoneração do prefeito como “medidas extremas”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7