Brasília Amapá |
Manaus

Moradores de Iranduba denunciam descaso do poder público com a poluição do meio ambiente

Compartilhe

Amazonas – Moradores do município de Iranduba, distante cerca de 22 km de Manaus, estão incomodados com a enorme quantidade de fumaça produzida por algumas olarias da área. 

De acordo com a população, a situação prejudica a vida e a saúde de quem mora próximo ao local. Um áudio encaminhado para o Portal CM7 Brasil, por uma pessoa que não quis se identificar, relata o momento dramático vivido pelos moradores: “As olarias, que estão sem filtro, estão despejando fumaça que só, e, agredindo muito o meio ambiente. E a vida dos moradores aqui. Os carros brancos ficam tudo marrom, acordam tudo marrom! As casas, se num determinado período, se de tarde abrir a casa, ficam cheia de poeira!”, relata o homem. 

Ouça áudio:

Ainda segundo o denunciante, as autoridades foram informadas sobre o crime, isso inclui o Prefeito do Município, José Augusto Ferraz (DEM), mas ninguém faz nada. O denunciante ainda pontua que uma prova que as olarias estão atuando fora da regularidade, é que a fumaça que sai da chaminé deveria ser de cor clara e não cinza, como segundo eles vem sendo percebido. 

 

Segundo as regras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), as olarias têm que estar com projeto sanitário adequado, com os fornos adequados e chaminé contendo, no mínimo, 15 metros de altura para que a fumaça não se dissipe embaixo e prejudique a vizinhança. Os fornos devem estar ligados diretamente à chaminé para a fumaça ser solta em uma altura que está dentro do padrão exigido pela secretaria.

O que vem incomodando os moradores, e que deixa uma suspeita no ar,  é o desinteresse principalmente por parte do chefe do executivo municipal. Outro ponto, que inclusive chega a ser questionado pelo denunciante, é o por que do prefeito estar fazendo ‘vista grossa’ diante de uma situação tão escancarada.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7