Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Jurista Carlos Santiago diz que PL que proíbe instalação de medidores de energia será declarado inconstitucional pelo STF

Compartilhe
Jurista Carlos Santiago diz que PL que proíbe instalação de medidores de energia será declarado inconstitucional pelo STF

O jurista Carlos Santiago se manifestou quanto ao  Projeto de Lei nº 375/2022, do vereador Caio André, que proíbe a instalação de medidores de energia em Manaus, dizendo que a PL será declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por invasão de competência da União e do Congresso a quem cabe a definição de normas e contratos de concessão de serviços públicos do Governo Federal. O projeto segue em segunda votação nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Manaus.

Santiago lembrou, inclusive, que há precedente sobre o tema, pois a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) aprovou uma lei proibindo a instalação dos medidores de energia e o STF a declarou por unanimidade inconstitucional.

De acordo com a avaliação do jurista, a proposta da CMM caminha no mesmo sentido da lei aprovada pela Aleam, ou seja, será declarada, também, inconstitucional.

Assista:

O PL foi subscrito por todos os vereadores presentes no plenário na 1ª discussão, na última quarta-feira (22), depois de receber pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação; e de Economia e Finanças.

O presidente da CMM afirma que a matéria do Projeto de Lei é constitucional e que a Câmara Municipal de Manaus não quer legislar sobre energia elétrica.

Caio André destaca, ainda, que a matéria é legítima, pois teve a participação da Defensoria Pública do Estado Amazonas (DPE-AM), a qual tem recebido um grande número de denúncias por parte da população, que está criticando o novo sistema implementado pela Amazonas Energia.

O procurador geral da Casa Municipal, Roberto Nakajima, também defende a constitucionalidade do projeto.

 

*Com informações do Fato Amazônico*



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais