Brasília Amapá |
Manaus

Denúncia: população expõe saúde precária em Boca do Acre e pede a saída do prefeito Zeca Cruz

Compartilhe

Amazonas – Moradores de Boca do Acre, interior do Amazonas, denunciaram a saúde precária do município e a péssima gestão do prefeito Zeca Cruz (PP). Segundo os mesmos, a falta de médicos na cidade tem afetado diretamente a população, que espera até dias por um atendimento nos últimos meses.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Amélia, localizada no bairro Praia do Gado, e o Hospital Regional de Boca do Acre – Maria Geny de Lima, são os mais citados na denúncia.

Até mesmo os vereadores da Câmara de Boca do Acre (CMBA) têm cobrado a prefeitura de Boca do Acre sobre os salários de médicos e dentistas que atendem na unidade hospitalar regional, que segundo eles, estão atrasados. Os parlamentares também alegaram a falta de estrutura no Hospital. “A situação lá está precária, não falta só médico não, falta tudo”, disse a vereadora Taísa Onofre (PP).

As denúncias pontuam que, na UBS Francisca Amélia, os atendimentos chegam a ficar suspensos até três dias por falta de médicos. “No Francisca Amélia [UBS], está há três dias que não tem atendimento médico”, denunciou a paciente que preferiu não se identificar.

Sobre o atendimento no Hospital Regional de Boca do Acre Maria Geny de Lima, outra denunciante disse que, quando um paciente chega ao hospital, só aplicam dipirona seja lá qual for a doença. Ela também reclamou das faltas de médicos e de providências por parte do Executivo Municipal.

“O hospital não tem médico, chega gente doente lá e só dão dipirona. Isso é bonito para um prefeito? Não é. Então esse homem tem que sair antes de acabar o mandato dele, isso sim!”, escreveu a denunciante.

‘Modelo de saúde do Amazonas’

Uma moradora do município registrou um vídeo mostrando a insatisfação da população de Boca do Acre referente à demora no atendimento médico do município. Os vereadores foram acionados para averiguar as inúmeras denúncias e conversaram com os pacientes que aguardavam a vez.

Um paciente que aguardava para realizar um raio-x reclamou que chegou na unidade pela manhã e já era de tarde e não havia sido atendido. “Desde de manhã estou aqui para fazer um raio-x, só esse papelzinho aqui e mais nada, estou aguardando até agora. Cheguei cedo aqui”, reclamou o paciente pela demora.

Outro paciente afirma no vídeo que estava na unidade desde o dia anterior e ainda não tinha sido atendido e nem realizado nenhum exame. “Estou aqui desde ontem e ainda não fui atendido”, disse.

‘Impeachment do prefeito Zeca Cruz’

Não é de agora que a população critica a gestão do prefeito Zeca Cruz, mas recentemente o número de moradores do município que pedem a saída do prefeito antes mesmo do fim do mandato, cresceu.

Além dos problemas com a saúde no município, Zeca Cruz tem a fama de ostentar o dinheiro público com festas e shows. Da última vez, gastou R$ 235 mil dos cofres públicos somente para trazer o cantor Tierry para duas horas de show.

A população reforça que o dinheiro investido no ‘entretenimento’ do município, poderia estar sendo utilizado para melhorar as ruas, escolas e saúde de Boca do Acre e que isso será lembrado quando novamente o prefeito estiver nas eleições.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7