Brasília Amapá |
Manaus

“Chá das promessas”: Prefeita de Presidente Figueiredo usa velha tática e promove evento para garantir reeleição no município

Compartilhe

Amazonas – A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (UB), tem se preparado para comemorar seu aniversário de 39 anos em ritmo de campanha eleitoral durante o “Chá com Elas”.

Marcado para quinta-feira (30), a programação era realizada durante a campanha eleitoral de 2020, mas após ter conquistado a prefeitura de Presidente Figueiredo, parece que quem acabou tomando o “chá de esquecimento” das promessas que fez aos eleitores foi a própria Patricia.

Fazendo pouco caso de todas as reclamações e queixas sobre a sua gestão e da rejeição popular, a prefeita realizará o evento como forma de sair na frente da corrida eleitoral em busca de sua reeleição.

Rainha das Promessas 

Patrícia Lopes se apresentava na campanha eleitoral de 2020 durante o “Chá com Elas” como um “novo nome” para a política do município.

Ela levantava a bandeira de conduta ilibada, “anticorrupção” e prometia que trabalharia por melhorias no município para o povo, porém grande parte daquilo que era prometido não foi cumprido.

Vamos relembrar? 

1. Construção de Hospital, Maternidade e UTI
2.Reforma do Mercado Municipal
3. Reforma de quadras e ginásios
4. Saneamento básico e Infraestrutura para “Portelinha”
5. Construção de Centro de Fisioterapia
6. Realização de Concurso Público
7. Revitalização e Ampliação do Centro de Inclusão Digital
8. Construção de Centro de Convenções
9. Incentivo ao turismo de pesquisa em Balbina
10. Reestruturação do Centro de Atendimento ao Turista
11. Fortalecer o Turismo de Pesca Esportiva
12. Viabilizar crédito para empreendimentos turísticos
13. Construção de Centro de Especialidade Odontológica
14. Construção do Centro de Zoonoses
15. Universidade Federal em Balbina
16. Bolsa de estudos para alunos do ensino fundamental
17. Construção de Centro Interescolar
18. Construção de Escolas Polos (centros de referência)
19. Construção do Centro Municipal de Educação Infantil
20. Reinstalação de Biblioteca municipal
21. Construção de creches
22. Construção de quartel da Polícia militar
23. Implantação da delegacia da mulher
24. Cumprir a lei federal 13. 022/2014 que beneficiaria a Guarda Municipal
25. Criar polo leiteiro
26. Fomentar produção e instalação de plantéis
27. Instalação de indústrias
28. Construção de Vila Olímpica
29. Criar aplicativo “Mãe” com equipe multidisciplinar da saúde que faria atendimento virtual as grávidas
30. Pavimentação das ruas da sede e de muitas comunidades rurais.

Mas não para por aí, a prefeita que foi eleita com 97% dos votos, assumiu o município em momento político favorável para ela, sendo recordista em arrecadação, apoio governamental e captação de resursos através de emendas parlamentares, que não aconteceram ou que vem sendo mal executadas.

A exemplo disso, temos o Ramal Rio Pardo e Canoas, com vicinais “ramal dos esquecidos”, “bom jesus” que tem travado, milhões em recursos que foram destinados pelo Incra no final de 2020. Nesse local, a população reclama de ser prejudicada tanto no escoamento de produção rural, como também para enviar as crianças para escolas; tem casos em que as crianças acumulam quase 300 faltas no boletim. O problema se estende também a praticamente todos os ramais do município.

Os contratos de aluguéis que antes eram questionados, foram mantidos e ampliados , beneficiando parentes e amigos que mantém contratos gulosos.

Dentre estes destacamos, contratos pertencem ao “Pelado”, irmão do sogro da prefeita.
Orismar Maia da Silva abocanha fácil, quase MEIO MILHÃO DE REAIS em contratos de locação dos prédios onde funcionam o PAC e o COMPLEXO TEMPO DE CUIDAR, na contramão, o hospital do município está abandonado, com esgoto a céu aberto e necessitando passar por reformas urgentes.

Até o auxílio emergencial municipal, criado durante a pandemia do Covid-19, pelo ex-prefeito Romeiro Mendonça, que deveria ser um serviço continuado pela gestão de Patrícia Lopes, tornou-se um grande escândalo noticiado em toda mídia, em outubro de 2021, onde um trio foi preso suspeito de desviar mais de 600 mil reais que deveriam beneficiar famílias carentes.

Manifestações da população 

Manifestações, também marcaram os 2 anos de gestão, dentre elas uma que marcou foi a Greve dos Professores que ocorreu em junho de 2022, enquanto a prefeita fazia uma viagem a passeio ao Parque Temático Beto Carreiro Word acompanhada de familiares e da secretária de saúde, Mariane Abreu, que também é sua amiga pessoal e futura candidata a vereadora, e seu irmão Germano Lopes, secretário adjunto de obras.

Outras manifestações foram realizadas por comunitários no km 50 da AM240, km 179 da BR174, e teve até o caso de um agricultor que despejou toda sua produção em frente a prefeitura em ato de protesto e revolta.

Um dos grandes gargalos da gestão de Patrícia Lopes, tem sido as obras inacabadas ou mal executadas, dentre elas, o asfalto da avenida Onça-Pintada, que já completa um ano de transtorno a população.

Contratos milionários

Contratos com valores absurdos, também são comentados. Logo de cara, no auge da 2° onda do Covid-19 em 2021, a prefeita contratou uma live cultural de quase 500 mil e a construção de um site de 150 mil

Revitalizou mal e emporcamente duas praças no centro da cidade, em contratos que somam mais de 3 milhões de reais, enquanto o município continua sofrendo com problemas básicos de infraestrutura e saneamento básico.

Indo para o fim do seu mandato a prefeita que usa o slogam “tempo de cuidar” não conseguiu sequer entregar os fardamentos escolares. Em 2022, foi denunciada pelos vereadores, Capim dos Pássaros e Mário Andrade, por fazer as crianças da zona rural serem transportadas em canoa sem colete salva-vidas e sem monitor escolar, inclusive, com relatos de acidente na cacaia do Micade.

Agora resta saber se a população vai provar do chá do esquecimento junto com Patrícia Lopes e dar novamente a ela ao cargo de prefeita em 2024.

Confira: 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7