Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura recebe inscrições para o Bolsa Universidade até terça-feira (13)

Compartilhe

Manaus – A Prefeitura de Manaus alerta para os últimos dias de inscrições do processo seletivo 2021/1 do Programa Bolsa Universidade (PBU), que neste ano são feitas completamente on-line. A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), mantém o sistema aberto até as 23h59 da próxima terça-feira, 13/10, para cadastro e preenchimento do questionário com as informações referente ao curso, turno e instituição escolhidos.

“Alertamos os candidatos para a data de encerramento das inscrições, que não serão prorrogadas neste ano. Os interessados devem buscar o site bolsa.manaus.am.gov.br e realizar sua inscrição gratuita e on-line, seguindo as determinações do prefeito Arthur Virgílio Neto em oportunizar cursos e manter as medidas de prevenção necessárias da Covid-19”, explicou a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino.

Neste ano 38.211 vagas foram disponibilizadas, com bolsas integrais ou parciais, de 75% ou 50%, referente a todo o período de graduação. Do total de vagas, 5% são voltadas às pessoas com deficiência, e 2% para pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos. “Nesta edição, oferecemos todos os cursos das diversas áreas de conhecimento, exceto o de medicina humana, nas 15 instituições parceiras credenciadas junto a Espi/Semad, para edição do Bolsa Universidade 2021/1”, complementou a diretora-geral.

São candidatos aptos a concorrer aqueles sem diploma de nível superior e que atenderem aos seguintes requisitos: maior de idade, brasileiro, nato ou naturalizado, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo; não participar de nenhum programa de incentivo de bolsa do governo federal; residente em Manaus; regularmente matriculado ou passível à matrícula em uma das instituições de ensino superior parceiras do programa; com ensino médio completo ou finalista (concluir até 31 de dezembro deste ano).

O estudante de direito finalista João Lukas de Moura destacou a importância do programa para a realização de um sonho. “Graças ao Bolsa Universidade, pude começar minha graduação em direito, agora no 9º período e finalizando no ano que vem. O programa tem sido de grande valia e a graduação me abriu portas para oportunidades profissionais e acadêmicas”, destacou.

Para a edição 2021, o Bolsa Universidade firmou parceria com 15 instituições de ensino superior: Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), Centro Universitário Fametro, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Martha Falcão Whyden, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Faculdade Santa Teresa, Fucapi, Instituto Amazônia de Ensino Superior (Iaes), Instituto de Ensino Superior Materdei, Universidade Estácio de Sá e Universidade Nilton Lins.

Próximos processos

Para o Bolsa Pós-Graduação, os interessados poderão se candidatar no período de 14 a 23 de outubro. O processo seletivo abre 14.284 vagas em cursos de especialização, em 178 áreas do conhecimento.

As inscrições para os cursos de língua estrangeira, ofertados pelo Bolsa Idiomas, terão início no dia 26 de outubro e seguem até 4 de novembro. A edição do programa conta com 29.557 bolsas de estudos, para sete idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim.

Os benefícios concedidos pelos três programas são para ingresso em instituições de ensino particulares estabelecidas em Manaus. Do total das vagas disponíveis, oferecidas em cada instituição, 5% deverão ser destinadas às pessoas com deficiência.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7