Manaus 32º
terça-feira - 28 de dezembro de 2021

Taxa de desemprego cai 12,1%, mas ainda atinge 12,9 milhões, diz IBGE

Compartilhe

Brasil – A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro. No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12,6%, atingindo 13,5 milhões de pessoas.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, responsável pela pesquisa, o aumento na ocupação foi impactado pelo número de empregados com carteira de trabalho no setor privado, que chegou a 33,9 milhões, o que representa crescimento de aproximadamente 4% frente ao trimestre anterior.

Com o resultado, o nível de ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, subiu para 54,6%, o maior desde o trimestre encerrado em abril do ano passado.

De acordo com a pesquisa, na comparação com o trimestre anterior, dos dez grupamentos de atividades, seis tiveram crescimento na ocupação e os demais ficaram estáveis. Ainda segundo a pesquisa, a conjuntura econômica do trimestre encerrado em outubro é muito diferente do mesmo período do ano passado, primeiro ano da pandemia de coronavírus. E a recuperação já mostra um cenário mais favorável para a ocupação no Brasil.

Vitória Supermercados