Brasília Amapá |
Manaus

Sine Amazonas é destaque em ranking nacional de melhores desempenhos de trabalho em 2020

Compartilhe

Amazonas – O estado foi destaque nos rankings dos melhores desempenhos de trabalho em 2020, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), sendo um dos mais bem colocados entre os estados brasileiros. A informação consta em balanço divulgado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na sexta-feira (20/08), reunindo números de quatro indicadores levantados pelo Governo Federal.

O Amazonas aparece em segundo lugar no indicador Eficiência dos Encaminhados, alcançando um índice de 27% de pessoas inseridas no meio profissional, acima da meta estabelecida em 24%. Ao todo, foram 7.519 cidadãos encaminhados, resultando em 2.008 contratações.

O estado também aparece em segundo lugar no indicador que aponta os requerentes do Seguro-Desemprego recolocados no mercado de trabalho, tendo superado a meta, de 20%, e atingido a marca de 31%. O índice representa o número de pessoas que, ao darem entrada no seguro, conseguiram voltar ao mercado profissional e serem contratadas pelas empresas, após encontrar vagas de acordo com o perfil do cidadão na hora do atendimento.

No indicador intitulado Adequação do Perfil, o Amazonas aparece na 6ª posição da tabela. O índice corresponde ao número de pessoas que foram contratadas pelas empresas por estarem de acordo com o perfil exigido. De 5.206 vagas ofertadas, 2.594 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho, o que corresponde a 50% da aprovação dos candidatos, proporção acima da meta estipulada de 33%.

O Amazonas também se encontra entre os 15 estados que mais se esforçaram na captação de vagas oferecidas. A meta, que era de 24%, foi superada com 51%, colocando o estado na 13ª posição.

Para a titular da Setemp, Neila Azrak, esses números são significativos, pois são resultado de um trabalho intenso que a Secretaria tem feito no Amazonas.

“Sabemos que esse período não foi fácil, mas é gratificante ver que o nosso trabalho continua resultando em números bem positivos e, com o apoio do Governo do Estado, temos certeza que continuaremos contribuindo para o crescimento de oportunidades”, disse.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7