Brasília Amapá |
Manaus

Samel vai receber Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da FIEAM

Compartilhe
Samel vai receber Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da FIEAM

Brasil – Com mais de 120 mil clientes em todo o estado do Amazonas, a Samel Planos de Saúde vai receber a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moyses Israel 2022, concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), sob a presidência de Antonio Silva. A cerimônia de entrega, em 27 de maio, no Clube do Trabalhador do Amazonas, faz parte do evento “Industrial do Ano”, que homenageia empresários do segmento e outras personalidades que tenham destacado papel no desenvolvimento da indústria amazonense.

O presidente da Samel, Luis Alberto Nicolau, disse que é uma alegria muito grande receber a homenagem da FIEAM, visto que os principais pacientes dos serviços da Samel derivam do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Sem a indústria nós não seríamos o que somos hoje. Realmente é uma honra, um sentimento de muita gratidão justamente por isso”, assinalou o empresário.

A Samel nasceu de um sonho idealizado por Luiz Fernando Nicolau, médico neurocirurgião nascido em Paraíba do Sul, interior do Rio de Janeiro, que veio a Manaus com o sonho de cursar medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 1977 o profissional já estava à frente do Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, onde hoje funciona o Hospital Matriz. Nicolau também foi presidente da Associação dos Hospitais e Clínicas Particulares do Amazonas, e sua atuação frente ao hospital e nos bastidores das articulações de classe fizeram com que ele adquirisse uma visão de futuro com a Samel em mente, fundando-a em 27 de novembro de 1981.

Com o passar do tempo, a Samel cresceu e tornou-se referência em atendimento médico, e em 1989 Luis Alberto Nicolau, um dos filhos do fundador, passou a atuar, com 15 anos, nos negócios da família auxiliando seu pai, assumindo, pouco tempo depois, aos 17 anos, a presidência da instituição, cargo que ocupa até hoje. Luis Alberto, 48 anos, é bacharel em Administração de Empresas com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui cursos de atualização pela The Wharton School of the University of Pennsylvania e University of Florida (EUA) e Universidade de Lisboa (Portugal).

A partir de uma nova visão, a Samel passou então a oferecer planos de saúde empresariais às empresas do PIM, e com o passar dos anos realizou grandes investimentos em tecnologia de ponta, infraestrutura e adoção de boas práticas em gestão. “Com o apoio dos meus irmãos, Ricardo e Hiram, e da minha filha, Julianne Nicolau, que hoje são diretores do grupo, conseguimos consolidar a Samel como um dos maiores e mais fortes complexos hospitalares privados da Região Norte”, frisou Luis Alberto.

Comercialmente conhecida como “Samel Planos de Saúde”, a instituição também se intitula “Grupo Samel”, constituído por duas empresas: uma voltada para o oferecimento de atendimentos médicos hospitalares em unidades próprias, e outra para a operação de planos de saúde. “Em nossos hospitais e centros médicos, atendemos as empresas-clientes do distrito (PIM), convênios e atendimentos particulares, e como operadora de plano de saúde, comercializamos três modalidades: o plano empresarial, o plano coletivo por adesão e o PME (Pequena e Micro Empresa) ”, pontuou o presidente.

Atualmente a Samel conta com cerca de mil funcionários, sendo 500 médicos e dois mil empregos indiretos. São três hospitais na capital: Hospital Matriz, Hospital Oscar Nicolau e Hospital Samel Boulevard, e quatro centros médicos: Centro Médico Getúlio Vargas, Centro Médico São José, Centro Médico Via Norte e Centro Médico Manaus Plaza, todos em pleno funcionamento. O grupo, com faturamento anual estimado em R$ 400 milhões, deve inaugurar este ano mais duas unidades, localizadas na Rua Gabriel Gonçalves, Nº. 1.010, bairro Aleixo e na Avenida Leonardo Malcher, Centro, ambas em fase de obras.

O Hospital Samel também passou a integrar um seleto grupo de hospitais e centros de saúde de todo o Brasil que possuem a Acreditação em Excelência, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o mais alto nível de acreditação hospitalar em centros de saúde concedida pela respeitável organização, conquistando outros reconhecimentos ao longo do tempo, como as certificações nível máximo em Lesões de Pele e Fixação Segura, e o Troféu Destaque do Programa de Qualidade do Amazonas (PQA), conferido pela FIEAM pela excelência em seus processos e gestão da qualidade.

Samel no combate ao Covid-19

“Um dos maiores desafios foi justamente o fato de não esperarmos um acontecimento como aquele, mas desde o início nosso maior objetivo foi oferecer um serviço de excelência para todos os clientes que precisavam da Samel”, afirmou Luis Alberto a respeito dos atendimentos realizados na pandemia.

Entre os principais investimentos diante da primeira onda da covid-19, que chegou ao Amazonas em 2020, a Samel, em parceria com o Instituto Transire e com a TNH Health, criou um chatbot de triagem virtual para o novo coronavírus, com o objetivo de atender e orientar, de forma gratuita, o paciente que suspeita estar com infecção por coronavírus, para que saiba se é necessário comparecer a uma unidade de saúde, sem necessidade de exposição em ambientes hospitalares.

Além disso, para oferecer uma alternativa de tratamento aos pacientes com covid-19, a equipe de fisioterapia dos Hospitais Samel, em parceria com o Instituto Transire, criou a “Cápsula Vanessa”, equipamento de proteção que permite o uso de Ventilação Não Invasiva (VNI) e que impede que as partículas de aerossol sejam dispersas no ar, protegendo a equipe de saúde e os outros pacientes. O método, também adotado pelo Hospital Municipal de Campanha Gilberto Novaes, da Prefeitura de Manaus, foi levado a mais de 40 municípios do interior do Amazonas, chegando a outros estados, como Pará, Acre, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso e Roraima, entre outros, sendo adotado, inclusive, por outros países, como a Bolívia e a Colômbia.

Ainda no cenário da pandemia, com a superlotação de todos os hospitais públicos e privados, a Prefeitura de Manaus resolveu criar um hospital de campanha. “Logo nós nos oferecemos para fazer a gestão do hospital, de forma totalmente gratuita, além de também oferecermos nossos profissionais para ajudarem os profissionais da prefeitura”, relatou o presidente da Samel.

Em 2021, a Samel também participou, como campo de estudo, de uma pesquisa com o medicamento proxalutamida, que foi testadas em pacientes acometidos pela Covid-19 em seus hospitais. O estudo foi conduzido pelos médicos Flávio Cadegiani, fundador e diretor médico do Instituto Corpometria e Ricardo Ariel Zimerman, ex-presidente da Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, sob a coordenação de Andy Goren, CMO (Chief Medical Officer) da Applied Biology, empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento de medicamentos para doenças capilares.

Os resultados finais apresentados pelo médico Flávio Cadegiani mostram que após o uso do medicamento por 14 dias em pacientes acometidos pela COVID-19 nas regiões Norte e Sul, houve uma redução de mortalidade de 80% em 14 dias; além da redução de mortalidade de 78% em 28 dias; redução de tempo de internação em 58% e a recuperação de 121% mais rápida no dia 14, com resultados muitos semelhantes entre Norte e Sul.

Inovações e projetos sociais

Em março de 2020 foi criado o Samel Health Tech, o primeiro laboratório de desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas voltado para a área de saúde do Norte e Nordeste do Brasil, que conta com um time de profissionais especializados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e startups da área da saúde.

Entre as tecnologias já desenvolvidas no Health Tech, estão o “smartwatch” do startup HealthD, que monitora sinais vitais de forma precisa e personalizada; os “óculos de realidade virtual”, usados em crianças durante coletas de exames e salas de vacinas, que proporcionam uma experiência divertida ao pequeno paciente, entre outras.

No decorrer dos anos, a Samel vem apoiando ações voltadas tanto para o esporte quanto para cultura, tornando-se patrocinadora de diversos eventos e artistas, exemplo disso é a relação entre a instituição e as agremiações dos bumbás de Parintins, que receberam cestas básicas e seus artistas foram tratados em seus hospitais durante os picos da pandemia de covid-19. A Samel também doou equipamentos e medicamentos ao município, e promoveu lives musicais com os bois Garantido e Caprichoso, que levaram a magia do festival para admiradores de todo o mundo de forma segura e responsável. No início de 2022, a Samel tornou-se patrocinadora oficial do Festival Folclórico de Parintins.

Futuro da Samel

Sobre os planos futuros para a Samel Planos de Saúde, Luis Alberto afirma que vão muito além das divisas do Amazonas. “Com a dedicação das próximas gerações da Família Nicolau e do comprometimento dos seus mil colaboradores, a Samel será em futuro próximo um grupo hospitalar referência em saúde não só na Região Norte, como em todo o Brasil”, aposta o empresário.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7