Brasília Amapá |
Manaus

Queda na atividade econômica foi de XX% em 2015

Compartilhe

RIO – A atividade econômica brasileira, medida pelo IBGE por meio do PIB, teve retração de XX% em 2015. Essa queda é a mais forte desde 1990, quando o Produto Interno Bruto brasileiro encolheu 4,3%. O último resultado negativo para a atividade econômica havia sido registrado em 2009, de 0,1%, no auge da crise econômica mundial. Em 2014 o PIB teve leve alta de 0,1%.

O resultado não surpreende. A mediana das análises de economistas compiladas pela Bloomberg apontava uma queda de 3,9%, enquanto que o último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira, indicava queda em patamar semelhante, de 3,8%. O índice Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br), divulgado pelo BC em meados de fevereiro, apontava para uma recessão mais grave do que o imaginado, com o recuo ficando em nada menos que 4,11% no ano passado.

E, se as previsões do mercado para a atividade econômica em 2016 se confirmarem, o país caminha para o segundo ano seguido de recessão. Se isso ocorrer, será a primeira vez que o país registrará dois anos seguidos de contração na economia, pela série do IBGE iniciada em 1948. Todas as seis vezes em que o país fechou o ano com PIB negativo foram sucedidas por uma rápida recuperação nos anos seguintes.

Colaborou Luis Guilherme Julião*, estagiário sob supervisão de Lucila de Beaurepaire


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7