Brasília Amapá |
Manaus

Presidente da Itália nomeia Giancarlo Giorgetti como ministro da Economia

Compartilhe

Mundo – A premiê encarregada da Itália, Giorgia Meloni, indicou o político da Liga Giancarlo Giorgetti, 55 anos, para ser o ministro da Economia de seu governo nesta sexta-feira (21). Com longa carreira política, o indicado é conhecido por ter um perfil de “mediador” e por ter feito parte da ampla base de coalizão que sustentou o governo anterior, de Mario Draghi, sendo ministro de Desenvolvimento Econômico.

Além disso, dá a indicação de que Meloni quer uma continuidade, ao menos parcial, nas políticas econômicas adotadas pela Itália no último ano. Uma das principais qualidades do ministro encarregado é saber negociar com outros partidos políticos e com setores industriais.

Desde quando começou a circular o nome de Giorgetti para a pasta de Economia, os comentários entre os políticos do país foram positivos. Até mesmo o ministro que deixará o cargo oficialmente neste sábado (22), Daniele Franco, afirmou que o indicado está “adaptadíssimo” à função e que “seguramente atuará bem”.

Giorgetti foi eleito como deputado pela primeira vez em 1996 e foi reeleito desde então – inclusive no pleito do último dia 25 de setembro, estando há 26 anos atuando na Câmara dos Deputados. Foi também prefeito de sua cidade natal, Cazzago Brabbia, entre os anos de 1995 e 2004, e desenvolveu diversos cargos dentro da Liga – sendo um dos aliados mais próximos de Matteo Salvini.

Enquanto atuou em cargos de governo, Giorgetti lidou com diversas grandes crises de empresas italianas, tendo desenvolvido um método para ajudar a salvar indústrias com graves problemas e foi um dos defensores da criação de um polo nacional de vacinas.

Apesar do histórico eurocético da Liga, o político sempre se manifestou publicamente a favor da União Europeia, do euro e da proximidade com os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7