Brasília Amapá |
Manaus

Presidente Bolsonaro manterá impostos federais sobre combustíveis zerados em 2023; veja vídeo

Compartilhe
Presidente Bolsonaro manterá impostos federais sobre combustíveis zerados em 2023; veja vídeo

Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu que vai manter zerados os tributos federais sobre gasolina, diesel, etanol e gás de cozinha em 2023 e disse também que negocia com o Ministério da Economia a possibilidade de zerá-los sobre o querosene de aviação.

Veja vídeo:

Candidato à reeleição, Bolsonaro disse ter conversado com a equipe econômica e garantido no Orçamento a zeragem dos impostos no próximo ano. A declaração foi dada a prefeitos em Brasília, na quarta-feira (17), em evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“Hoje tive mais uma conversa com parte da equipe econômica do Paulo Guedes sobre o PLOA, o nosso Orçamento. Garantimos para o ano que vem continuar com zero imposto federal sobre gasolina, diesel, álcool e gás de cozinha”, afirmou o presidente. “Pedi para o pessoal ver se pode também zerar impostos de querosene de aviação”.

O governo federal lançou nos últimos meses uma ofensiva para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis, que dispararam nos últimos anos e têm pesado no bolso dos consumidores, assim como os alimentos (o que tem afetado a popularidade de Bolsonaro).

Além de zerar os impostos federais, o Palácio do Planalto patrocinou um projeto no Congresso para estabelecer um teto para o ICMS (imposto estadual que é a principal fonte de arrecadação dos governadores). O projeto virou lei, e o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo agora tem uma alíquota máxima de 17% ou 18%, dependendo do estado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7