Brasília Amapá |
Manaus

Povo Mura se mobiliza para decidir sobre o futuro da exploração de potássio em Autazes; veja vídeo

Compartilhe
Povo Mura se mobiliza para decidir sobre exploração de potássio em Autazes; veja vídeo

Amazonas – Centenas de moradores indígenas de Autazes e Careiro da Várzea, pertencentes à etnia Mura, viajaram de barco nesta segunda-feira (4) em direção à Assembleia Legislativa de Urucurituba onde serão consultados sobre seus interesses de explorar ou não mineralmente a região.

O evento é considerado o segundo passo da Pré-Consulta ao Povo Mura, que acontecerá por meio de uma Assembleia em Urucurituba, seguindo o Protocolo elaborado desde 2019. Os indígenas seguem um cronograma definido pelo Conselho Indígena Mura (CIM) e pela Organização das Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV), representantes dos Mura no acordo firmado na Justiça Federal.

Um morador local enviou as imagens mostrando a movimentação dos indígenas que podem definir o rumo da economia da região Norte e até do país sobre a exploração do Potássio em Autazes. Confira:

Riqueza

Na região de Autazes, o minério pode ser encontrado entre 650 a 850 m de profundidade com teor de 30,7% KCL. Em Nova Olinda do Norte a profundidade varia em torno de 980 e pode chegar até 1200 m com o teor médio 32,59% KCL. O Governo Federal tem mobilizado políticas e incentivado o debate público para “destrave” da exploração de minérios na região Norte, sobretudo em áreas de reserva indígenas.

O potássio é um dos minérios mais importantes para a indústria de fertilizantes, que estará em falta ano que vem, como apontou o presidente Bolsonaro. O mineral é largamente utilizado para aumentar a produtividade no campo e, juntamente com o nitrogênio e o fósforo, forma a tríade presente nas formulações NPK. Apenas a exploração deste recurso traria uma renda de 10 bilhões por ano ao Estado do Amazonas. 

Dependência 

O Brasil importa 94% do potássio que consome. No entanto, existem três reservas de potássio conhecidas e aprovadas pela Agência Nacional de Mineração. Com três jazidas, o Brasil poderia suprir 60% da demanda interna. Entre os países com larga escala de produção agrícola, o Brasil é o único sem autonomia no fornecimento de fertilizantes.

Entraves

Apesar do forte polo de fertilizantes (potássio + fosfato + amônia-ureia) pronto para ser explorado, há um impasse ideológico que gera atraso para autonomia nacional no setor do agronegócio brasileiro e no comércio internacional. Com a ameaça da escassez de fertilizantes e consequente falta de alimentos no Brasil por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, o país vem tentando superar antigos impasses com o Instituto Socioambiental da Amazônia (ISA), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e setores do Ministério Público sobre a importância do projeto de potássio para o avanço da demanda interna brasileira e ao mesmo tempo, o desenvolvimento do Amazonas.

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7