Brasília Amapá |
Manaus

Pós Carnaval deve aquecer a economia nacional e movimentar o comércio

Compartilhe
Confira as datas dos blocos e bandas confirmados para o Carnaval em Manaus

Brasil – Se no Brasil o ano só se inicia depois do Carnaval, então já está prestes a começar. Segundo especialistas, o ritmo mais lento de janeiro e fevereiro deve ser substituído por um aquecimento da economia a partir de março.

A expectativa é que haja queda na taxa Selic para estimulo do crédito e do consumo. “A taxa de juros elevada, que vem desde o ano passado e chegou a mais de 13%, inibe o crescimento econômico. É mais difícil de pegar dinheiro emprestado para tocar os negócios, ou até mesmo para consumo”, disse o economista Flávio Oliveira dos Santos.

Conforme o especialista, com menos dinheiro circulando, a economia não anda. O Governo Federal já se posicionou contra esse índice, que é definido pelo Banco Central, cobrando diminuição na taxa. “Esperamos que a economia volte a ser reativada, facilitando a vida do consumidor e de empresas”, apontou Santos.

Para a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), essa ressaca de começo de ano é esperada pelo varejo. “Janeiro inicia com aquelas ofertas e campanhas, mas depois tem uma lentidão muito grande. Mas em abril já começa a Páscoa, Dia das Mães e a tendência é aumentar as vendas”, disse o presidente da associação, Fernando Moraes.

No início de março tem o vestibular da UEL, o primeiro grande evento na cidade, e depois a Expô Londrina. A partir daí, a expectativa é que mês a mês seja observada uma movimentação na economia. “A expectativa de melhora na economia e do salário do trabalhador, com certeza vai melhorar as vendas do comércio”, completou Moraes.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7