Brasília Amapá |
Manaus

“Lula deveria focar mais na economia e menos em Bolsonaro”; dizem aliados do PT

Compartilhe
"Lula deveria focar mais na economia e menos em Bolsonaro"; dizem aliados do PT

Brasil – Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso e empresários simpáticos ao presidente petista avaliam que o governo tem perdido muito tempo, desde o início do mandato, com assuntos relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para esse grupo, o governo deveria voltar a atenção ao que realmente importa: a agenda econômica para garantir a volta do crescimento do país. Sem isso, avaliam, os programas sociais não terão condições para crescer.

Segundo esses empresários e líderes no Congresso, os ministros de Lula estão caindo na armadilha de seguir falando sobre Bolsonaro – por exemplo, no caso das joias da Arábia – e, com isso, manter o ex-presidente em evidência.

Os interlocutores do governo sugerem que o tema deveria ficar a cargo da Polícia Federal e da Receita Federal, enquanto os ministros da atual gestão trabalham para fazer o governo andar.

Líderes lembram que os apoiadores de Bolsonaro não mudam sua opinião a respeito do ex-presidente, seja qual for a informação – mesmo que novos fatos comprometam a gestão anterior.

O efeito, dizem, é exatamente contrário: bolsonaristas argumentam que tudo não passa de perseguição e se mobilizam cada vez mais, nas redes sociais, na defesa do ex-presidente.

Indicadores ruins

O Brasil registrou recuo de 11 pontos no Indicador de Clima Econômico (ICE) e atingiu 73,5 pontos no primeiro trimestre de 2023. Na sua composição, o Indicador da Situação Atual (ISA) teve queda de 21,7 pontos alcançando 70,6 pontos, enquanto no Indicador de Expectativas (IE) caiu 0,4 ponto chegando a 76,5 pontos. É o que aponta a Sondagem Econômica da América Latina, que apura os indicadores e foi divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Com o desempenho, o Brasil está no grupo de países pesquisados que registrou queda nos três indicadores no 1º trimestre de 2023. “O cenário para o Brasil descrito pela pesquisa é de uma estabilidade nas expectativas e de uma piora acentuada (acima de 20 pontos) na avaliação da situação atual”, informou o instituto pelo site da FGV.

Créditos: Valdo Cruz / G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7