Brasília Amapá |
Manaus

Jovens no Twitter se revoltam após governo Lula querer taxar compras na Shein, Shopee e Aliexpress; veja vídeo

Compartilhe
Jovens no Twitter se revoltam após governo Lula taxar compras na Shein, Shopee e Aliexpress; veja vídeo

Brasil – Na falha tentativa de impulsionar o comércio interno, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera coibir a concorrência por produtos da China, taxando e-commerces chineses que vendem produtos já vendidos no Brasil. A taxação de empresas como Shein, Shopee e Aliexpress tem gerado a fúria e revolta de jovens no Twitter que dizem ter votado no petista.

Veja a reação:

Os parlamentares da bancada do PT e aliados da esquerda que reivindicavam mudanças na tributação afirmam que Shein, Shopee e Aliexpress vendem os produtos sem taxação ou subfaturados, o que prejudicaria as empresas brasileiras.

Por essa razão, o projeto de lei de número 2339/22, de autoria do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), visa cobrar imposto de importação de qualquer pacote estrangeiro que venha de vendas pela internet.

Vale destacar que atualmente, há isenção de imposto de importação para compras de até US$ 50 entregues para pessoas físicas. Desse modo, uma vez aprovado, todas as compras feitas na Shein, Shopee e Aliexpress e outros sites serão tributadas, mesmo que custem menos de US$ 50.

Além disso, os vendedores deverão recolher os impostos antes que o pacote chegue ao Brasil. Caso contrário, o cliente terá que pagar em até 90 dias ou perderá o produto. Ainda assim, o projeto de lei precisa da aprovação de duas comissões da Câmara dos Deputados para entrar em vigor. Os cidadãos podem comentar sobre o projeto no site da Câmara.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7