Brasília Amapá |
Manaus

Inflação mundial é a maior preocupação econômica em 2023, dizem especialistas

Compartilhe
Inflação mundial é a maior preocupação econômica em 2023, dizem especialistas

Mundo – A inflação continua sendo a maior preocupação econômica global neste ano, segundo uma pesquisa da Reuters com economistas que também atualizaram suas previsões de crescimento para 2023.

Embora a maioria das principais economias deva escapar de uma recessão total ou superficial, as autoridades têm um desafio em controlar a inflação, que é vista como o maior risco para a economia global no curto prazo.

As previsões medianas para a maioria das 45 economias cobertas foram atualizadas em relação à pesquisa anterior. A pesquisa estimou o crescimento global em 2,5% no ano, acima dos 2,1% esperados três meses atrás, mas abaixo da visão de 2,8% do Fundo Monetário Internacional.

Os economistas também atualizaram suas perspectivas de inflação, com mais de dois terços das 45 economias pesquisadas tendo previsões elevadas. O Fed deve realizar uma alta final de 25 pontos-base nos juros em maio e mantê-los estáveis pelo resto de 2023.

O Banco Central Europeu (BCE) deve elevar sua taxa de depósito em um valor semelhante na próxima semana e novamente em junho, e o Banco da Inglaterra também deve aumentar sua taxa em maio. A economia norte-americana deve crescer 1,1% e 0,8% neste ano e em 2024, respectivamente, enquanto o crescimento econômico na China deve subir para 5,4% este ano, ante 3,0% no ano passado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7