Brasília Amapá |
Manaus

Inflação desacelera em Abril e atinge menor nível em três meses, aponta IBGE

Compartilhe
Inflação desacelera em Abril e atinge menor nível em três meses, aponta IBGE

Brasil – O IPCA continua desacelerando e registra inflação de 0,61% em abril, segundo dados divulgados pelo IBGE. Com isso, o índice acumulado em 12 meses até abril ficou em 4,18%, o menor desde janeiro deste ano. Mesmo assim, o resultado veio acima das expectativas do mercado, que previam inflação de 0,54% em abril e acumulado de 4,1% em 12 meses.

O grupo de saúde e cuidados pessoais foi o que mais influenciou na alta em abril, com uma variação de 1,49% e impacto de 0,19 ponto percentual no índice geral. Todos os nove grupos de preços pesquisados pelo IBGE registraram variação positiva entre março e abril.

Apesar de ainda estar acima da meta estipulada pelo governo federal, a inflação vem demonstrando uma tendência de desaceleração nos últimos meses, o que é visto com bons olhos pelo mercado e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta de inflação para este ano é de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Se o IPCA ficar entre 1,75% e 4,75%, a meta será cumprida.

É importante destacar que em 2022, a inflação acumulada ficou em 5,79%, o que representa uma alta em relação à meta estipulada pelo governo pelo segundo ano consecutivo. A expectativa é que a inflação continue sob controle nos próximos meses, o que pode beneficiar a economia como um todo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7