Brasília Amapá |
Manaus

Indústria vê preconceito regional em debate da Zona Franca na reforma tributária

Compartilhe

Manaus  Os benefícios tributários ao polo industrial instalado na capital amazonense estão garantidos até 2073, mas há um temor local com eventuais prejuízos provocados pela reforma em gestação. O relatório preliminar foi apresentado na nessa última terça-feira (6/6).

O regime favorecido da Zona Franca foi preservado no texto do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), mas o modelo ainda está em estudo. Para representantes da indústria instalada na região, há um “preconceito regional” com o polo.

“É impossível conhecer a Amazônia de Amsterdã ou da Faria Lima”, diz o presidente do conselho superior do Cieam, Luiz Augusto Rocha. “Eu sei como essa percepção geral enegativa é decorrente da falta de conhecimento”, continuou ele, citando preconceito regional com o Norte do país.

O advogado e membro do conselho deliberativo do Cieam Jeanete Portela que também defende que a Zona Franca foi uma alternativa econômica elaborada para promover o desenvolvimento da Amazônia Ocidental.

“Existe uma incompreensão muito grande quando se fala: ‘As empresas têm incentivos na Zona Franca de Manaus’. Não é verdade. Na verdade, o nosso país, o nosso Estado brasileiro, como política de atração de investimentos, disponibilizou esses incentivos para todos os brasileiros e investidores internacionais se localizarem na Zona Franca de Manaus”, salientou Portela.

“Vez ou outra nos deparamos com esse discurso: ‘Mas vocês têm incentivos’. Não, o país tem incentivos. Alguns fazem conta, fazem a opção de produzir lá e eventualmente algum setor prefere ficar fora”, concluiu o advogado.

 

Relatório da reforma

A fim de manter a competitividade da região, industriais querem que suas particularidades sejam contempladas no texto da reforma.

Esse regime tributário favorecido da Zona Franca de Manaus foi preservado no texto, mas o modelo ainda está em estudo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7