Brasília Amapá |
Manaus

IBGE revela que gasolina teve queda de preços nos últimos três meses graças ao Governo Bolsonaro

Compartilhe
IBGE revela que gasolina teve queda de preços nos últimos três meses graças ao Governo Bolsonaro

Brasil – A redução nos preços da gasolina foi imprescindível para a deflação detectada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos últimos três meses, de acordo com o IBGE. A redução só ocorreu por conta de duas medidas essenciais adotadas pelo Governo Federal na gestão do presidente Jair Bolsonaro, que foi o decreto de redução do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) como também pelos seguidos cortes nos preços das refinarias pela Petrobras.

No mês passado, o IPCA caiu 0,29%, após já ter caído 0,36% em agosto e 0,68% em julho. Em três meses consecutivos de quedas, o índice acumulou uma deflação de 1,32%, a maior redução trimestral da série histórica, que começou em janeiro de 1980, influenciado fortemente pelos preços da gasolina. A última vez que o IPCA registrou três deflações consecutivas foi em 1998.

“Foi o mesmo trimestre, julho, agosto e setembro de 1998, teve deflação”, explicou ao Suno Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE. No período, a queda acumulada nos três meses foi de 0,85%.

Ainda segundo Pedro, a redução do preço dos combustíveis foi o principal fator que impactou o IPCA, no entanto ainda existiram contribuições decorrentes da queda na energia elétrica e no grupo de comunicações, que também foram influenciados fortemente pela redução na alíquota do ICMS.

“Individualmente, o item que mais contribuiu para a deflação dos últimos três meses foi a gasolina”, disse Kislanov.

Redução de impostos para veículos

O governo federal também tem estimulado o consumo no setor automotivo. Por meio do decreto nº 11.158, que aumenta a margem de redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para diversos bens de consumo, automóveis novos, bicicletas e motocicletas tem ficado mais baratos.

Desta forma, a redução da alíquota do IPI de carros novos passa a ser de 24,75% e se estende aos SUV. Em março, quando maior parte dos produtos industrializados tiveram redução de quase 25% na alíquota do IPI, os automóveis tiveram redução de 18,5%. Agora, a redução foi igualada.

“A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia.

Vale lembrar que a redução é na alíquota do IPI, que varia entre 7% para veículos com motor 1.0 flex ou 25% no caso de automóveis com motores 2.0 a gasolina. E, também, o efeito dessa redução não será notável por muito tempo.

 

Com informações via FDR e Quatro Rodas


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7