Brasília Amapá |
Manaus

Jornada de trabalho de quatro dias por semana será testada no Brasil a partir de novembro

Compartilhe

Brasil – Um novo modelo de jornada de trabalho está prestes a ser testado no Brasil a partir de novembro, seguindo os passos de países como Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e Austrália.

A parceria entre a consultoria Reconnect Happiness e a organização 4 Day Week Global trará essa iniciativa ao país, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e aumentar a produtividade das empresas.

A preparação para a experiência terá início entre os meses de junho e julho, quando os responsáveis pela iniciativa se reunirão com empresas para apresentar os detalhes do projeto piloto, desde a metodologia até os resultados esperados.

A aceitação da proposta tem sido positiva no Brasil, com mais de 300 empresas interessadas em participar, desde microempresas até multinacionais de grande porte.

A partir de setembro, serão realizadas pesquisas quantitativas para avaliar as métricas das empresas envolvidas.

Os dados coletados antes do início da experimentação serão comparados com os números obtidos durante a implementação e após a realização do piloto. Além disso, executivos da Reconnect Happiness e da 4 Day Week Global conduzirão aulas para orientar as empresas no processo de redesenho.

Em novembro, o projeto piloto será implementado e terá duração de três meses. Durante esse período, serão coletados dados sobre o desempenho do modelo. Ao final de seis meses, serão novamente analisados os números obtidos.

A implementação do modelo não se limita a simplesmente “tirar a sexta-feira”, mas envolve um redesenho completo da jornada de trabalho dos funcionários. O compromisso dos colaboradores será manter 100% da produtividade, recebendo 100% do salário, mas em apenas 80% do tempo.

A possibilidade de uma jornada de trabalho reduzida tem sido experimentada em diversos países como uma forma de conciliar o trabalho com uma rotina saudável.

Recentemente, Portugal iniciou um piloto promovido pelo governo, envolvendo 39 empresas e 1.000 colaboradores.

O maior teste da jornada de quatro dias foi realizado no Reino Unido, com 61 empresas e 2.900 colaboradores.

Os resultados têm sido positivos em todo o mundo, com 91% das empresas no Reino Unido demonstrando interesse em manter a jornada reduzida após o piloto. Além disso, foram relatados aumentos na receita em comparação com anos anteriores, redução na taxa de rotatividade de funcionários e melhoria na saúde física e redução do estresse dos colaboradores.

Segundo especialistas, as experiências globais têm mostrado que esse modelo de trabalho pode transformar o mercado de maneira mais saudável, humana e produtiva, trazendo benefícios tanto para indivíduos quanto para empresas e sociedade como um todo.

Agora, o Brasil terá a oportunidade de testar essa alternativa e avaliar seus impactos no ambiente de trabalho nacional.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7