Brasília Amapá |
Manaus

Federação das Industrias abre inscrições para curso de Confiabilidade Metrológica

Compartilhe

Manaus – A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI) está com matrículas abertas para o curso de Confiabilidade Metrológica, com início previsto para 4 de fevereiro, na sede da FIEAM, na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro, no valor de R$ 270,00.

O curso tem como objetivo capacitar estudantes, técnicos, engenheiros de qualidade e/ou metrologia, ou áreas relacionadas, em atividades que envolvam análise crítica de certificados de calibração e desenvolvimento de metodologias de controle e gerenciamento de instrumentos de medição.

As aulas serão ministradas por Tayam Castilho Santana, técnico em mecânica pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e atuante no mercado na área de metrologia há mais de 18 anos, incluindo experiências no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Conteúdo programático:

– Introdução geral a metrologia e definição de grandezas e unidades de medida;

– Conceitos fundamentais e terminologias do VIM (Vocabulário de Metrologia Internacional);

– Sistema metrológico mundial (BIPM – Escritório Internacional de Pesos e Medidas; NIST – Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia; PTB da Alemanha, NPL – Laboratório Nacional de Física, Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, RBC – Rede Brasileira de Calibração, RBLE – Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio);

– Tipos de laboratórios (calibração acreditada e rastreada, e certificada);

– Seleção correta de instrumentos de medição e periodicidade de calibração;

– Definição e interpretação dos termos: calibração x aferição x ajuste x manutenção x verificação;

– Interpretação do requisito 7.1.5 da NBR ISO 9001;

– Determinação de tolerâncias de processo e critérios de aceitação dos instrumentos;

– Confiabilidade metrológica e validação, e análise crítica de certificados conforme ABNT NBR ISO/IEC 17025.

O curso tem duração de quatro dias com carga horária de 12 horas, sendo realizados das 18 às 22 horas, com direito a certificação. Mais informações pelos fones 3233-1013, 3233-5395 ou pelo endereço www.fieam.org.br/fieam/para-voce/


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7