Brasília Amapá |
Manaus

Faz o L: inflação de alimentos e bebidas registra aumento durante o governo Lula, aponta IBGE

Compartilhe

Brasil – Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a inflação para alimentos e bebidas em 2023 tem apresentado um aumento significativo, indicando um encarecimento dos preços dos alimentos durante o governo Lula.

Esses resultados foram divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) nesta quinta-feira, 25.

De acordo com a projeção da inflação, calculada com base na coleta de preços entre 14 de abril e 15 de maio, o custo dos alimentos subiu 1% em comparação com 30 dias antes.

Esse é o maior aumento mensal registrado no setor pelo IPCA-15 desde agosto de 2022. No acumulado de 2023, a alta atingiu pouco mais de 2%, conforme indicado pelos dados do índice. Esse período marca o início do governo Lula.

Em setembro de 2022, o aumento nos preços dos alimentos foi substituído por uma queda.

Assim, após quase três anos de pandemia e uma guerra envolvendo dois dos principais produtores de grãos do mundo, a Rússia e a Ucrânia, a variação registrou um valor negativo de -0,5%.

No entanto, no mês seguinte, que coincidiu com as eleições, o indicador voltou a registrar um aumento nos preços médios do setor.

A partir desse ponto, o ciclo de alta se manteve ininterrupto. Portanto, os resultados do IPCA-15 do IBGE sobre a inflação dos alimentos mostram um encarecimento contínuo do preço da comida em todos os meses do governo Lula.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7