Brasília Amapá |
Manaus

Enquanto Governo Federal se preocupa com juros, mercado projeta aumento da inflação

Compartilhe
Enquanto Governo Federal se preocupa com juros, mercado projeta aumento da inflação

Brasil – Neste segunda-feira (24), dados divulgados pelo boletim Boletim Focus preveem que a inflação no Brasil continue subindo este ano, com projeção de 6,04% para o IPCA, o índice oficial de inflação do país. Essa é a quarta semana consecutiva em que as projeções de inflação aumentam. Segundo os analistas financeiros, as pressões inflacionárias não parecem estar diminuindo, colocando o Banco Central em alerta para a decisão de juros.

O Comitê de Política Monetária, o Copom, se reunirá na próxima semana para decidir sobre a política monetária, e as projeções de inflação e as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão dividindo a opinião. Lula tem criticado o patamar atual da Selic, que está em 13,75%, argumentando que é um problema para o país, já que as pessoas e empresas não estão tomando empréstimos devido à alta taxa de juros, o que afeta o crescimento econômico.

O governo Lula espera que, após a aprovação do arcabouço fiscal, o Banco Central faça algum movimento para reduzir a taxa de juros. No entanto, a inflação pressionada coloca em dúvida os próximos passos da autoridade monetária. Além disso, a projeção para o PIB deste ano está em 0,96%, acima da semana anterior, mas bem abaixo dos 2,7% do ano passado. As projeções para 2024 também melhoraram ligeiramente, mas ainda em ritmo lento, com estimativa de crescimento da economia em 1,41%.

Diante desses dados, o Banco Central tem a difícil tarefa de equilibrar as pressões inflacionárias e o crescimento econômico, enquanto decide a política monetária adequada para o momento.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7