Empresa de Israel produzirá laser odontológico na Zona Franca de Manaus
Manaus – A empresa israelense RescueD, referência em inovação médica, anunciou nesta quarta-feira (30) que instalará uma unidade fabril na Zona Franca de Manaus (ZFM) para produzir equipamentos odontológicos e hospitalares de alta tecnologia, incluindo um moderno laser odontológico comercializado atualmente em mais de 60 países.
A confirmação do investimento foi feita por Eric Ben-Mayor, diretor-presidente da RescueD, durante encontro com o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva. A iniciativa promete alavancar o polo de tecnologia médica da ZFM e consolidar Manaus como novo centro de inovação no setor da saúde.
“Estamos trazendo para Manaus um equipamento automatizado que representa um avanço concreto na segurança do paciente e na eficiência hospitalar. A maioria dos procedimentos ainda é feita manualmente, o que aumenta a margem de erro. Nosso laser odontológico e demais dispositivos irão transformar essa realidade”, afirmou Ben-Mayor.
Além do laser odontológico, a empresa pretende produzir dispositivos com tecnologia de automação voltada à redução de erros de medicação e desperdícios em hospitais, promovendo mais segurança e precisão nos atendimentos médicos.
Interesse estratégico para a Zona Franca
O superintendente da Suframa destacou que o projeto da RescueD se alinha à política de diversificação econômica da Zona Franca, com foco em segmentos de alto valor agregado e tecnologia avançada.
“A Zona Franca de Manaus tem total interesse na atração de empresas do setor médico-hospitalar. É um segmento estratégico e que agrega valor tecnológico à nossa matriz industrial”, ressaltou Bosco Saraiva.
Próximos passos
O projeto será submetido ao Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) e, em paralelo, a RescueD atuará na definição do Processo Produtivo Básico (PPB), exigido para obtenção dos incentivos fiscais da ZFM. A expectativa da empresa é que o projeto seja aprovado em até duas reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS).
Atualmente, a empresa já mantém uma unidade em São Paulo e agora busca ampliar sua presença no Brasil a partir da capital amazonense, aproveitando os incentivos da ZFM e a logística estratégica da região.
Com essa iniciativa, Manaus se consolida cada vez mais como um polo atrativo para empresas de base tecnológica e inovação na área da saúde.