Brasília Amapá |
Manaus

Do Natal ao Bolso: a conexão profunda do 13º Salário com valores cristãos

Compartilhe
Do Natal ao Bolso: a conexão profunda do 13º Salário com Valores Cristãos

Brasil – Todo final de ano, a expectativa se renova para milhões de trabalhadores brasileiros que aguardam ansiosamente a chegada do tão aguardado 13º salário. Uma gratificação que se tornou uma tradição consolidada, representando não apenas um alívio financeiro extra, mas também um marco na história trabalhista do país.

Origens da Gratificação Natalina

A história do 13º salário remonta ao ano de 1959, quando o deputado Aarão Steinbrunch apresentou o Projeto de Lei 440/59. Na época, Steinbrunch argumentou que a gratificação natalina já era uma prática comum em muitas empresas e, portanto, deveria ser estendida a todos os trabalhadores de forma obrigatória.

A proposta ganhou força com o apoio dos sindicatos, que, na década de 60, estavam conquistando espaço e influência no cenário político. Mobilizações, abaixo-assinados, passeatas e greves pressionaram pela aprovação do projeto, que acabou se transformando na Lei 4.090/62. O presidente João Goulart sancionou a lei em julho de 1962, estabelecendo o direito de todo empregado a uma gratificação equivalente a 1/12 avos do salário de dezembro para cada mês trabalhado.

Valores

O surgimento do 13º salário no Brasil não está apenas ligado a aspectos econômicos e legislativos; ele também tem raízes profundas na essência do Natal, uma época marcada por valores e virtudes que transcenderam o âmbito religioso para se tornarem parte integral da cultura brasileira.

O 13º salário, instituído pela Lei 4.090/62, possui uma ligação notável com o espírito natalino, que celebra a generosidade, a solidariedade e a compaixão. Esses valores são tradicionalmente associados à figura de São Nicolau, um santo que viveu para propagar o evangelho de Jesus Cristo, e que se tornou conhecido por sua generosidade e atos de caridade. O Natal, como celebrado na tradição cristã, destaca a importância do amor ao próximo e do compartilhamento, virtudes que ecoam na concepção do 13º salário.

A gratificação natalina permite que os trabalhadores brasileiros desfrutem de um alívio financeiro no período que antecede às festividades. Esse momento não é apenas um respiro financeiro; é uma oportunidade para as famílias se reunirem, compartilharem refeições e trocarem presentes, fortalecendo os laços afetivos.

Valores como solidariedade e compaixão são particularmente evidentes durante o Natal, quando muitas iniciativas de caridade e ajuda ao próximo são intensificadas. O 13º salário, ao proporcionar recursos adicionais aos trabalhadores, contribui para ampliar a capacidade de participação nesses atos benevolentes, promovendo uma sociedade mais justa e solidária.

A dimensão religiosa do Natal, para os cristãos, representa o nascimento de Jesus Cristo, cujo ensinamento fundamental é o amor. O 13º salário, ao ser injetado na economia justamente nesse período, reflete a ideia de compartilhar e auxiliar o próximo, alinhando-se assim com os princípios cristãos.

Pagamento e Abrangência

O 13º salário é uma gratificação salarial extra. Essa recompensa não se limita apenas aos trabalhadores com carteira assinada, alcançando também aposentados, pensionistas e servidores.

O cálculo do benefício é baseado no salário bruto do último mês do ano, sem deduções ou adiantamentos. No caso de dispensa do trabalhador, o pagamento é realizado no mês da rescisão contratual.

Cláusula Pétrea?

Com mais de 50 anos de existência, o 13º salário ainda é objeto de debates sobre sua natureza jurídica. A discussão se ele pode ser considerado uma cláusula pétrea – imutável – da Constituição Federal de 1988 surge de sua ausência no artigo 5º, que trata das garantias e direitos individuais. No entanto, o artigo 7º, que versa sobre os direitos sociais, inclui o décimo terceiro salário como direito dos trabalhadores urbanos e rurais.

Alguns juristas argumentam que os direitos e garantias individuais não se limitam apenas ao artigo 5º, abrangendo todo o texto constitucional. Dessa perspectiva, o 13º salário seria considerado uma cláusula pétrea, pois está inserido no contexto dos direitos sociais.

É interessante notar que, apesar da discussão sobre sua natureza jurídica, o 13º salário persiste como uma tradição anual, e essa persistência pode ser atribuída à sua conexão intrínseca com valores que transcendem o âmbito profissional. Nesse contexto, a época natalina assume um papel crucial, lembrando a todos nós sobre a importância de estender a mão ao próximo, cultivar a generosidade e celebrar a solidariedade, elementos que contribuem para tornar o 13º salário mais do que uma obrigação legal, transformando-o em uma expressão tangível do espírito natalino no coração do Brasil.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7