Brasília Amapá |
Manaus

Dinheiro esquecido: saques começam amanhã; veja como receber

Compartilhe

Brasil – O Banco Central (BC) inicia, nesta terça-feira (7/3), o pagamento dos “valores esquecidos” por clientes em contas bancárias. Até então, o Sistema de Valores a Receber (SRV) estava aberto apenas para consulta a pessoa poderia verificar se tinha ou não dinheiro esquecido, mas não havia especificações sobre o valor nem possibilidade de saque.

O valor poderá ser consultado de forma on-line, a partir das 10h desta terça, no site do Banco Central (veja abaixo o passo a passo). Após solicitar a devolução, o dinheiro será depositado em conta em, até, 12 dias úteis – via Pix ou instituição.

Segundo o BC, ainda há R$ 6 bilhões disponíveis para resgate. No total, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas (empresas) têm algo a receber na nova fase do programa.

Como fazer o pedido

  • Primeiro, acesse o site do Sistema de Valores a Receber (SRV) (clique aqui) no período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido, é possível voltar ao sistema na repescagem.
  • Em seguida, faça login na conta Gov.br (nível prata ou ouro). Caso não tenha conta em alguns dos dois níveis, adiante o cadastro ou aumente o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
  • Leia e aceite o termo de responsabilidade.
  • Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber.
  • Escolha a opção que prefere, entre as indicadas pelo sistema: “Solicitar por aqui”, para devolução do valor via Pix, em até 12 dias úteis; ou “Solicitar via instituição”, voltado para usuários que não têm Pix.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7