Dilma encaminha ao Senado indicação de três diretores para Anac
BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff enviou ao Senado três nomes para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que perde o quórum na próxima sexta-feira, quando terminam os mandatos do diretor-presidente Marcelo Guaranys e do diretor Claudio Passos. Para a presidência, o governo indicou o atual secretário de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, que é funcionário de carreira da Agência. Noman é visto pelo setor aéreo como a continuidade do trabalho de Guaranys no comando da Anac.
Para a vaga de Passos, foi indicado o brigadeiro Hélio Paes de Barros. O Planalto também indicou Ricardo Bezerra, filho do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo. Bezerra já foi diretor da Anac.
Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União e terão que sabatinados pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Apesar da crise política, o Planalto o tem pressa em aprovar os nomes que vão compor a nova direção do órgão regulador, a fim de evitar a paralisação de assuntos de interesse do governo, como a nova rodada de concessão dos aeroportos (Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis), com potencial para elevar a arrecadação federal. O edital de licitação é elaborado pela Anac.
O texto final da nova regra que define as condições gerais do transporte aéreo, com medidas para reduzir o custo operacional da companhias – que está em consulta pública – também dependerá da aprovação da diretoria do órgão regulador.