Brasília Amapá |
Manaus

Cuidado com a armadilha: lojas oferecem “empréstimo” para comprar Ovos de Páscoa

Compartilhe
Cuidado com a armadilha: lojas oferecem "empréstimo" para comprar Ovos de Páscoa

Manaus – Com a chegada da Páscoa, as prateleiras dos supermercados e lojas estão repletas de ovos de chocolate, e para atrair ainda mais os consumidores, algumas lojas do comércio têm oferecido uma alternativa tentadora: empréstimos, utilizando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para a compra desses produtos. No entanto, por trás dessa aparente facilidade, existem riscos ocultos que o consumidor precisa entender.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) alerta para os perigos dessa prática. Segundo o órgão, o consumidor precisa estar ciente dos riscos envolvidos ao se endividar dessa forma. Um exemplo citado é o caso das lojas Americanas, que oferecem essa modalidade de empréstimo para aquisição dos tão desejados ovos de Páscoa.

De acordo com o IDEC, essa situação apresenta pelo menos três problemas significativos. Primeiramente, ao contrair o empréstimo, o consumidor estaria pagando juros maiores do que os rendimentos que teria ao manter seu FGTS aplicado. Além disso, ao optar pelo Saque Aniversário, em caso de demissão, o trabalhador pode ficar sem o dinheiro necessário para quitar a dívida, tendo que buscar outras formas de pagamento.

“É importante ressaltar que o FGTS é destinado a auxiliar financeiramente pessoas desempregadas, servindo como um suporte até que consigam uma nova colocação profissional”, destaca o IDEC.

Diante desses fatos, surge a questão: até que ponto vale a pena contrair dívidas para comprar ovos de chocolate na Páscoa? Para as empresas, a preocupação também se estende para o aumento da inadimplência e a possível desaceleração do consumo.

O IDEC classifica esse tipo de empréstimo como uma forma cruel e desumana de estimular o consumismo. Para denúncias ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o Instituto de Defesa do Consumidor pelos telefones (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou ainda pelo e-mail [email protected].


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7