Brasília Amapá |
Manaus

Conselho deliberativo do Postalis aprova contribuição extra de 17,92%

Compartilhe

BRASÍLIA – A partir de maio, os aposentados dos Correios terão uma redução no valor do benefício de 17,92% e quem está na ativa passará a contribuir com o mesmo percentual por um prazo de quase 23 anos. A medida faz parte do plano de equacionamento do rombo do fundo de pensão dos funcionários da estatal, o Postalis, de R$ 6,77 bilhões. Foi aprovada nesta quarta-feira pelo conselho deliberativo da entidade, como o uso do voto de Minerva do presidente do Fundo, Areovaldo Figueiredo. Durante a reunião, houve empate (3 conselheiros indicados pelos Correios votaram a favor e 3 eleitos pelos trabalhadores votaram contra).

Cerca de 100 mil trabalhadores serão afetados, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect). A conta ficará ainda mais salgada a partir de 2016, quando será necessário incorporar no plano o déficit de cerca de R$ 400 milhões registrado em 2015. O desconto adicional, que entrará em vigor em maio (no contracheque de junho), prevê a cobertura do resultado negativo acumulado entre 2012 e 2014.

O secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, disse que as entidades representativas dos trabalhadores vão tentar reverter a decisão na Justiça, sob alegação de que boa parte do rombo se deve à má gestão e ingerência política. Segundo ele, o desconto é muito alto, principalmente porque a renda das famílias está caindo com a alta da inflação e os trabalhadores dos Correios não estão conseguindo reajustes reais.

— Começar o ano assim é uma paulada — destacou Rivaldo.

Segundo ele, a campanha salarial que começa no segundo semestre (data-base em agosto) será difícil e deverá haver paralisação em todo o país. A ideia, disse, é pressionar o governo para minimizar as perdas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7