Brasília Amapá |
Manaus

Compras de até US$ 50 voltam a ser taxadas pelo Governo Federal e brasileiros reclamam no Twitter; veja prints

Compartilhe
Compras de até US$ 50 voltam a ser taxadas pelo Governo Federal e brasileiros reclamam no Twitter; veja prints

Brasil – O Ministério da Fazenda vai acabar definitivamente com a isenção da alíquota de importação para compras até 50 dólares feitas em sites de vendas, como Shein e Shopee. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad a parlamentares. Após decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária, passou a vigorar, nesta quarta-feira, a taxa de 17% de ICMS para os estados. A taxa total a ser repassada aos consumidores deverá ficar em 34%. Antes de bater o martelo sobre a alíquota, a Fazenda aguarda estudos do Instituo para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

Nesta quinta-feira (10/8), o Ministério da Fazenda emitiu uma nota confirmando a decisão do Confaz:

“Sobre a informação de que a isenção da alíquota de importação para compras de até 50 dólares vai acabar, o Ministério da Fazenda esclarece que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) definiu a adoção, por todos os estados, da alíquota de 17% de ICMS em operações de importação por comércio eletrônico, com exigibilidade imediata, sem qualquer alteração na tributação federal.

Paralelamente, continuam valendo todas as regras do programa de conformidade Receita Conforme, e prosseguem as negociações, sob o comando do ministério, quanto a futuros ajustes na alíquota federal.”

Assim como a taxação de grandes fortunas, a medida faz parte dos esforços do governo para manter as contas em dia após o aumento de investimentos.

Reação na Web

No Twitter, agora X, milhares de internautas que estão realizando compras menores que 50 dólares já começam a ser taxados. Eles estão compartilhando o testemunho de revolta. Confira:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7