Brasília Amapá |
Manaus

Brasil e parceiros assumem protagonismo na Vanguarda do Petróleo na América Latina

Compartilhe
Brasil e parceiros assumem protagonismo na Vanguarda do Petróleo da América Latina

Mundo – Em meio à crescente preocupação global com as mudanças climáticas, um paradoxo se apresenta: a produção mundial de petróleo está prevista para aumentar nesta década, impulsionada pela demanda internacional em constante expansão. A Agência Internacional de Energia (AIE) projeta um aumento de 5,8 milhões de barris por dia na produção de petróleo até 2028, com cerca de um quarto desse crescimento advindo da América Latina.

A região, liderada por Brasil, Guiana e Argentina, emerge como um novo epicentro na produção de petróleo, desafiando os cenários convencionais e impulsionando a economia mundial. Enquanto a tendência global caminha em direção às energias renováveis, a América Latina se posiciona como um ator-chave na atualidade, suprindo o mercado global com o “ouro negro”.

Brasil: Um Gigante Marinho do Petróleo

O Brasil, com sua notável virada na indústria de petróleo, lidera o avanço na América Latina. A descoberta das vastas reservas do pré-sal, a quilômetros de profundidade sob o oceano, catapultou o país para a posição de maior produtor de petróleo da América Latina em 2017, superando até mesmo o México, outrora líder na região. Atualmente, o Brasil produz 2,2 milhões de barris diários, tornando-se o oitavo maior produtor global.

A eficiência e lucratividade da produção brasileira destacam-se, além da pegada de carbono relativamente menor por barril produzido. O Brasil não apenas responde às demandas internacionais por petróleo, mas também opera de maneira mais sustentável em comparação com outros grandes produtores.

Guiana: De País Pobre a Exportador de Riqueza

A Guiana, outrora um país de pequena economia e população, está prestes a redefinir sua trajetória. As descobertas surpreendentes da ExxonMobil, que identificou aproximadamente 11 bilhões de barris de petróleo, impulsionaram o país para o centro das atenções globais. Projetando-se como um dos maiores produtores por habitante no mundo, a Guiana está no caminho de uma transformação econômica radical, com um crescimento impressionante do Produto Interno Bruto (PIB).

A produção acelerada, que deverá atingir 1,2 milhão de barris por dia até 2028, solidifica a Guiana como um ator-chave no mercado de petróleo global, contribuindo para a demanda crescente. A nação está destinada a deixar para trás sua posição de país pobre, transformando-se em uma economia rica e influente.

Argentina: Vaca Muerta e a Transformação Energética

A Argentina se destaca no cenário da produção de petróleo não convencional, com o campo de Vaca Muerta como protagonista. Apesar das complexidades econômicas, o país experimentou um aumento notável na produção de petróleo e gás nos últimos anos. Com uma produção projetada para alcançar até 1 milhão de barris por dia até o final desta década, a Argentina está posicionada para manter sua relevância no mercado global.

No entanto, as projeções indicam um declínio após 2030, uma vez que a produção convencional diminui e a produção não convencional não é suficiente para compensar. A Argentina também demonstra um compromisso com a transição energética, promovendo investimentos em energia renovável para diversificar sua matriz energética.

Desafios e Transformações

Enquanto Brasil, Guiana e Argentina prosperam na produção de petróleo, outros países tradicionalmente líderes, como Venezuela, México, Equador e Colômbia, enfrentam desafios. A produção de petróleo nesses países declinou ou está em declínio devido a diversos fatores, como crises econômicas e questões políticas.

A transição energética global adiciona incertezas ao cenário futuro da produção de petróleo, com a demanda potencialmente atingindo seu pico nas próximas décadas. A América Latina está preparada para desempenhar um papel crucial nesse panorama em constante mudança, contribuindo para a oferta global de energia e moldando seu próprio destino econômico.

Enquanto a região avança na produção de petróleo, o desafio de equilibrar a demanda crescente com a responsabilidade ambiental e a transição energética continua a ser um tema central. A América Latina, com suas vastas reservas de petróleo e o potencial para liderar a produção global, enfrentará uma década de transformação energética e econômica, moldando o futuro da indústria de petróleo e contribuindo para a luta global contra as mudanças climáticas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7